Notícias

Alepa em Pauta (18/01/2023)

Programa 'Alfabetiza Pará' é aprovado na Alepa e segue para sanção do Governador. A prorrogação de contratos temporários de professores também foi aprovada. Foto: Alepa
Programa 'Alfabetiza Pará' é aprovado na Alepa e segue para sanção do Governador. A prorrogação de contratos temporários de professores também foi aprovada. Foto: Alepa

Democracia 

A Alepa, em nome do seu presidente, deputado Chicão, emitiu nota repudiando os atos de vandalismo que aconteceram em Brasília, no último domingo, durante a invasão ao Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto. Chicão disse ainda que as atitudes dos invasores são inaceitáveis e contra o Estado Democrático de Direito. 

Transporte Fluvial 

Os deputados que integram a Comissão de Estudos do Transporte Fluvial de Passageiros do Estado retomaram os trabalhos, na última terça-feira (10/01), com a primeira reunião de 2023. Instalada pelo presidente da comissão, deputado Orlando Lobato, junto com o relator, deputado Carlos Bordalo, o grupo realizou uma oitiva coletiva com Abraão Benassuly Neto, presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará; Rodrigo Garcia e Raimundo Celso da Cruz, procurador autárquico e técnico hidroviário supervisor da ARCON, respectivamente; e Pamela Campanharo, assessora de gabinete da SETRANS. 

Regulação

O objetivo das oitivas desta semana foi esclarecer aspectos da regulação do serviço público de transporte fluvial de passageiros no Estado do Pará, bem como colher propostas e elementos técnicos para conclusões da equipe de estudos. 

Detalhamento

Os entrevistados relataram em detalhes aos parlamentares o papel e a função de cada instituição nos aspectos de regulação, fiscalização, segurança, estruturas, relação institucional entre si, carências de pessoal, dificuldades apresentadas e observadas na prestação dos serviços no modal transporte hidroviário pelo Estado do Pará.

Acompanhamento

Desde quando foi instalada, em novembro do ano passado, a comissão já realizou quatro reuniões. Está prevista, dentro do cronograma, mais duas reuniões: na próxima terça-feira (17.01) nos dois horários, encerrando as oitivas com os representantes das grandes empresas de transporte fluvial de passageiros pela manhã, e a tarde, com as de pequeno porte.

Relatório

A entrega do relatório está prevista para o dia 26 de janeiro, antes da posse dos deputados estaduais eleitos para nova legislatura, que ocorrerá no primeiro dia do mês de fevereiro.