
É curioso como os filmes de terror serviram de “escola” para grandes diretores no início de suas carreiras, seja para atrair atenção do público e dos estúdios, exercitar estilo ou ser reconhecido no meio cinematográfico. Foi assim com Francis Ford Coppola, Kathryn Bigelow, Peter Jackson, e até David Lynch. Isso mostra a importância do gênero para a história do cinema, mesmo que muitos torçam o nariz.
Um deles foi também Ivan Reitman (“Os Caça-Fantasmas”, “Um Tira no Jardim da Infância”, “Irmãos Gêmeos”), que teve a primeira boa oportunidade por trás das câmeras no curioso filme trash canadense “Garotas Canibais” (1973), cujo título já deixa claro a intenção: trata-se da história de três garotas de uma pequena cidade americana que atraem visitantes desavisados para um banquete na fazenda delas onde eles, claro, são o prato principal.
É possível encontrar muito do trabalho de Reitman ali, seis anos antes dele começar um caminho de sucesso por “Almôndegas”: o humor nervoso, o tom erótico e as gags visuais, além do estilo seguro de filmar, mesmo diante de uma obra B assumida. Tem ainda a participação de um ator recorrente nas comédias dali em diante: o engraçado Eugene Levy (que ganhou muita fama, curiosamente, por “American Pie”, 26 anos depois).
Não esperem algo muito além disso: é trasheira pura, divertida, antecipando muitas das tendências dos filmes slashers que viriam posteriormente, como o gore, o ritmo mais lento no início e a profusão de mortes. Curiosamente, o filme também tinha barulhos de sino durante sua exibição americana para alertar o público das partes mais, digamos, chocantes e este pudesse se “preparar” para o que viria a seguir, em um período onde as pessoas não estavam acostumadas com esse estilo pulp erótico que se tornaria moda depois.
De qualquer forma, é um divertido registro cinematográfico para quem não se importa com sangue, mortes e alguma nudez passando pela televisão. O filme está disponível na plataforma Filmicca, que para quem não sabe, reúne clássicos do cinema, obras importantes de diversos países e trabalhos premiados de cineastas autorais, tudo legendado em português.
Para se ter uma ideia, somente para o mês de abril, o streaming anunciou obras contemporâneas da Coreia do Sul, filmes de Carl Dreyer e filmes de suspense e terror canadense, incluindo este de Reitman. Tudo com imagem de qualidade ou versões restauradas. Uma boa opção para quem procura acervos diferentes para curtir em casa.