Notícias

A atuação decisiva de Helder na vitória de Lula (31/10)

Milhares invadiram a Doca para festejar a vitória de Lula. Foto-Wagner Santana/Diário do Pará.
Milhares invadiram a Doca para festejar a vitória de Lula. Foto-Wagner Santana/Diário do Pará.

Por Luiz Flávio

Belém viveu uma grande festa da democracia ontem durante o segundo turno da eleição presencial. Os eleitores puderam desfilar a pé ou de carro pela cidade manifestando seu posicionamento político num ambiente absolutamente democrático, sem registros de violência. O clima nas seções eleitorais na capital e em todo o Estado foi tranquilo, com eleitores votando de maneira rápida, sem registros de atrasos e atropelos já que o eleitor paraense teve que votar apenas para presidente, enquanto que no primeiro turno eram cinco os candidatos.

LIDERANÇA

Com a bagagem política de ter sido eleito em primeiro turno o governador mais votado do país, com cerca de 71% dos votos válidos, Helder teve papel fundamental nas articulações dentro e fora do MDB no apoio ao presidente Lula. Utilizando de seu prestígio, Helder entrou de corpo e alma na campanha em todo o Pará, mobilizando sua base partidária e lideranças na capital e no interior do Estado, conseguindo reverter votos bolsonaristas e ampliando em muito a margem de votos que o petista recebeu no Pará no segundo turno, se consolidando com uma liderança política nacional que terá papel fundamental na execução de políticas pública do presidente eleito no Norte e na Amazônia.

ILEGALIDADE

As ações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no país destoaram do ambiente de legalidade e estabilidade democrática. A corporação estartou simultaneamente várias operações nas rodovias federais pelo país com o efeito de retardar a chegada dos eleitores nos locais de votação com abordagens nunca antes vistas, num claro descumprimento da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que proibia esse tipo de operação.

ROTINA?

Uma das operações ocorreu no Km 21 da BR-316, em Benevides, onde um ônibus que fazia a linha Belém-Mosqueiro foi parado no meio da manhã. A PRF alegou que a ação foi motivada por irregularidades no tacógrafo do veículo, equipamento que registra a velocidade e a distância percorrida por um veículo em relação ao tempo, quantas horas o motorista trabalhou, o tempo gasto nas paradas e a velocidade média do veículo. A ação durou cerca de 20 minutos e em seguida o ônibus foi liberado para seguir viagem. A PRF alegou que a medida “faria parte de uma fiscalização de rotina”.

DISCRIMINAÇÃO

Um cartório do bairro do Telégrafo vem colocando vários obstáculos para fazer o registro do nome social de pessoas trans como manda a Lei. Pelo menos 5 casos de transfobia já teriam ocorrido. Um homem trans teve inclusive retida sua certidão de nascimento pelo cartório, sem falar nos vários constrangimentos pelo que passou, sendo recebido com risadinhas e tratado com o pronome feminino. A vítima não conseguiu registrar Boletim de Ocorrência na Delegacia de Combate a Crimes Discriminatórios e Homofóbicos, ouvindo da delegada que não havia qualquer crime de transfobia no caso, que já chegou na Defensoria Pública.

BOAS PRÁTICAS

O Fórum Permanente de Participação Cidadã “Tá Selado”, da Prefeitura de Belém, é finalista da 16ª Premiação Internacional de Boas Práticas em Participação Cidadã, promovida pelo Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP), em parceria com a rede e Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU). O “Tá Selado” está entre os 14 finalistas do prêmio, depois de disputar com mais de 122 projetos do mundo todo na fase classificatória. O programa disputar contra projetos da cidade de Amsterdam, Barcelona, Salvador, Bruxelas, Bogotá e outras. O resultado sai no dia 9 de dezembro, em Grenoble, na França, durante a Conferência Anual do OIDP.

CANNABIS

A utilização da Cannabis sativa e de canabinoides como estratégias terapêuticas para o tratamento de doenças neurodegenerativas foi tema de mesa-redonda do XXVI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, que foi realizado na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém. Mediado pelo professor Jackson Almeida, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o debate ocorreu na sexta-feira. O evento contou com a participação e renomados especialistas no tema, como Simon Teixeira, farmacêutico da Associação de Pacientes Usuários da Cannabis Medicinal (Agape); e Sergio Merofa Júnior, CEO da empresa Grunelabs, que falou sobre a experiência em cultivo e extração de Cannabis.

LINHA DIRETA

A programação do 57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Medtrop), que ocorrerá, de 13 a 16 de novembro, no Hangar, inclui o IX Workshop Nacional da Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose (Rede-TB), congrega cientistas e sociedade civil organizada para incorporar as pesquisas como estratégias de políticas públicas.

O workshop contará com a presença de especialistas nacionais e internacionais para os avanços e os desafios relacionados ao controle e enfrentamento da tuberculose, em um momento ainda de incertezas dos rumos da pandemia que impactou a doença e os programas no Brasil.

Belém é a única capital paraense onde motos são contaminadas por Covid… Explica-se: aumentam os registros pelas ruas da capital de motoqueiros que, na intenção de fugir da fiscalização de trânsito, colocam máscaras na parte traseira das motos, escondendo as placas do registro das câmeras.

Noventa e duas cidades brasileiras tiveram receita superior a R$ 1 bilhão no ano passado, segundo levantamento do Brasil 61. Belém aparece na 18ª posição com receita de 3,6 bi. Mais do que bilionárias, essas cidades respondem por mais de um terço da população brasileira e têm um orçamento global de R$ 344,3 bilhões.

As 92 cidades são governadas por prefeitos de 20 partidos: PSDB (17), MDB (14), PSD (13) e União Brasil (9) comandam mais da metade dos municípios com receita superior ao bilhão por ano. Mais precisamente, 53. O Psol comanda uma única cidade entre as 92: Belém, administrada por Edmilson Rodrigues.

Lula teve um abençoado amuleto da sorte durante a reta final de campanha: um pedaço da corda do Círio foi usado pelo petista em seu bolso no debate da Globo e enquanto acompanhava ontem a apuração. A revelação foi feita pelo humorista Paulo Vieira, que esteve em Belém ao lado da esposa de Lula, Janja.