MÚSICA

Noite de rock com Tropikal Punk e Buk

Bandas paraenses são atrações da festa "De volta pro fim do mundo" no Núcleo de Conexões Na Figueredo.

Nessa véspera de feriado, dia 14, o Núcleo de Conexões Na Figueredo (Av. Gentil Bittencourt, 449 – Nazaré) celebra com rock. Apresenta o show de estreia da banda Tropikal Punk, junto à banda indie paraense Buk. Esta, por sua vez, comemora um ano de atividade na cena roqueira e ainda a participação na coletânea que marca os 35 anos do selo independente Midsummer Madness. O trabalho será lançado no mesmo dia, nas plataformas digitais. Por fim, a festa “De volta pro fim do mundo” terá ainda discotecagem indie, garage e post-punk em vinil dos DJs Damasound e Bandini, a partir das 19 horas.

A Tropikal Punk é uma novidade, mas recheada de músicos já conhecidos da cena roqueira de Belém. , com o vocalista Ruy Montalvão (Coletivo Rádio Cipó e Mangabezo), o guitarrista Márcio Maués (Pig Malaquias), o baixistaVlad Cunha (Pig Malaquias, Mangabezo e Norman Bates), Jacob Franco (Renegados e Projeto Secreto Macacos) nos efeitos, vocais e synth, e o mais jovem de todos, o baterista Renato Damaso (Semente de Maçã).

Novo projeto quer ocupar lacuna na cena roqueira

A proposta do som está completamente vinculada ao nome, com referências que vão de Dead Kennedys a Faith No More, Pixies a Bad Religion. Segundo o guitarrista Márcio Maués, não é apenas um reencontro entre amigos, e sim o começo de um novo projeto. “Viemos pra ficar. Temos diversas bandas incríveis em Belém, mas há um vazio quando pensamos nas referências que gostamos. Esse é só o primeiro passo, o planejamento passa por gravações em breve”.

Para o baixista Vlad Cunha, esse reencontro nos palcos aconteceu de forma natural para quem sempre esteve por perto e tem uma história conjunta. “Esse lance de tocar junto é muito tranquilo, porque realmente a gente já toca junto há muito tempo. A primeira banda que eu tive foi com o Márcio, a segunda foi com ele e com o Rui. E tocamos algumas músicas que já tínhamos, então foi muito tranquilo”.

Buk está na coletânea do selo Midsummer Madness

A Buk comemora um ano de seu show de estreia, agora já com um disco e duas fitas cassetes lançados. Gustavo Rodrigues (vocal), Marcelo Damaso (guitarra), Raissa Tyger (baixo), Bruno Oliveira (bateria) e Marcel Barretto (guitarra) também estão na coletânea do selo Midsummer Madness. Para comemorar seus 35 anos, o selo lança “Not Like You”, com 53 bandas de seu catálogo e de músicos remanescentes em projetos novos – caso da Buk – tocando 65 músicas.

A banda paraense entrou com cover de “For Myself”, do quarteto goiano Grape Storm, dos anos 1990, que ganhou outra versão e letra em português com o título “Só pra mim”. “Not Like You” é dividido em dois volumes. O Volume 1 tem o subtítulo “Gotta Love Yourself: Midsummer Madness Celebrates Itself” e traz 31 bandas regravando músicas que fazem parte do catálogo lançado pelo selo. Já o Volume 2, “Gotta Love Someone: Midsummer Madness Celebrates Strangers” agrupa 34 versões de músicas de artistas como The Breeders, Sonic Youth, Kid Abelha, Legião Urbana, Weezer, Replicantes, Chico Buarque, Arnaldo Baptista, Nirvana, entre outros. Entre as 65 músicas, 37 são inéditas e foram gravadas especialmente para a coletânea.