Justiça em Fatos - Luiz Flávio

Justiça em Fatos (09/06)

TRE do PA sedia encontro nacional de tecnologia e inovação da JE

 O TRE do PA sediou entre os dias 4 e 6 o Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação na Justiça Eleitoral (Enastic-JEL) que teve como objetivo refletir a adoção de metodologias de trabalho inovadoras no âmbito eleitoral. Com cerca de 300 inscritos e 6 empresas expositoras, a programação debateu as principais mudanças no modelo de trabalho e o uso das tecnologias na Justiça Eleitoral, com destaque para a Inteligência Artificial Generativa (a Gen-IA). O presidente do regional, desembargador Leonam Gondim da Cruz Jr., destacou que o evento é importante para a democracia, “pois, através das ferramentas tecnológicas conseguimos realizar eleições cada vez mais seguras e acessíveis”. A mesa de honra foi composta pelo desembargador Alex Pinheiro Centeno, do TJ-PA.

 “Judiciário Fraterno” beneficia 1,3 mil pessoas em Cachoeira do Arari

Gestores regionais e nacionais do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho participaram durante toa esta semana de ação da Semana de Judiciário Fraterno no município marajoara de Cachoeira do Arari. Mais de 1300 pessoas foram beneficiadas pela ação no município. O projeto “Judiciário Fraterno” foi premiado pelo CNJ na categoria Trabalho Decente. As ações são realizadas em áreas de relevância social e da cidadania para adolescentes, jovens e mulheres. Na foto (ao centro) estão a juíza do Trabalho Vanilza Malcher, o Ministro do TST Evandro Valadão, a desembargadora Maria Zuíla Dutra e a juíza do Trabalho Claudine Rodrigues.

 TJ-PA concede à advogada certificado de “Amiga das Crianças e Adolescentes”

Em virtude do Dia Nacional da Adoção, comemorado no último dia 25 de maio, a advogada especialista em Direito da Família, Vivianne Saraiva Brito, foi homenageada pelo TJ-PA, através da juíza titular da Vara da Infância e Juventude Rubilene Rosário, com o certificado de “Amiga das Crianças e Adolescentes”, por contribuir profissionalmente com tantos processos adotivos.

EJPA retoma interiorização de cursos presenciais

A Escola Judicial do Poder Judiciário do Estado do Pará (EJPA), dirigida pela Desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, iniciou a interiorização de cursos presenciais, suspensos desde a pandemia da Covid-19. A equipe da EJPA esteve em Santarém ministrando o curso “Justiça Digital Inovadora” para dezenas de magistrados e servidores, em parceria com a UNAMA. A docência do curso foi do juiz João Valério de Moura Jr. A interiorização seguirá para comarcas de outras regiões do Estado. Na foto a equipe da EJPA: Natascha Couto, Jeferson Bacelar, Cristhianne Corrêa, João Valério, Célia Regina, Aline Neiva e Paulo Victor.

ESG e governança ambiental: escritório amplia atuação

O escritório Pinheiro & Mendes Advogados expande sua atuação e passa a atender carteiras em Parceria Público-Privado (PPP), governança ambiental, social e corporativa (ESG). À frente dessa nova área de atendimento especializado está a advogada Natascha Schmitt, nova consultora jurídica do grupo de associados. A jurista representou o PMA no Seminário Ambiental Lide ESG, realizado em São Paulo dia 4/06. O evento foi um dos mais importantes dentre os realizados em território brasileiro sobre o tema. Vice-presidente da World Association of Public-Private Partnership para a América Latina, Natascha tem experiência em ESG e mercado de carbono.

Presidente da OAB Nacional recebe maior honraria da subseção de Santarém

A vice-presidente da OAB-PA e vice-diretora-geral da ESA Nacional, Luciana Neves Gluck Paul, e o ex-presidente da OAB-PA e CFOAB e membro honorário vitalício, Ophir Cavalcante Júnior, estiveram em Brasília doa 28/05 e entregaram ao presidente do CFOAB, Beto Simonetti, a Comenda “Benedito Fernandes da Silva” (1º presidente da subseção de Santarém), mais alta honraria concedida pela subseccional. Na solenidade em comemoração aos 45 anos de fundação da maior e mais antiga subseção da OAB na Amazônia, Ophir Jr. representou o CFOAB na entrega da condecoração. A homenagem reconhece sua contribuição em defesa da advocacia, da justiça, dos direitos humanos, do Estado Democrático de Direito e da OAB.