Justiça em Fatos - Luiz Flávio

Justiça em Fatos (03/03)

PGJ reúne com SPU para avançar na mudança para nova sede do MPPA

O Procurador-geral de Justiça, César Mattar Jr., participou dia 27/02, de reunião na sede da Secretaria Nacional do Patrimônio da União (SPU) em Brasília. Na pauta,, a documentação definitiva para utilização, pelo Estado do Pará, da área da futura sede administrativa do Ministério Público, em Belém, com cerca de 21 mil m², localizada na Av. Almirante Barroso, na esquina da Av. Dr. Freitas. Em outubro de 2023, o PGJ assinou acordo com o Estado do Pará, I COMAR e SPU-PA para a cessão do terreno. Participaram do encontro, o titular da SPU, Lúcio Geraldo de Andrade e equipe; o Superintendente do Patrimônio da União no Pará, Marcos Antônio de Souza e o Procurador-Geral do Estado, Ricardo Sefer.

TJPA marca presença no lançamento do Anuário do Pará 2023-2024

O desembargador Alex Pinheiro Centeno representou o Tribunal de Justiça do Estado no lançamento do Anuário do Pará 2023-2024 na noite da última terça-feira no auditório Albano Franco da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA). A vice-governadora Hana Ghassan fez a palestra única do evento, falando sobre as obras e projetos que estão em desenvolvimento e que já estão com recursos garantidos para a COP 30 que ocorre em Belém em novembro de 2025. Na foto, o desembargador aparece ao lado de Alex Carvalho (presidente da FIEPA), Camilo Centeno (presidente em exercício do Grupo RBA) e Nilton Lobato (diretor comercial do grupo RBA).

Defensoria Pública bate recorde de atendimentos prestados no Pará

A Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE), comandada pelo defensor público geral João Paulo Lédo, duplicou o número de atendimentos prestados à população em 2023, quando comparado com o ano anterior: foram 2.306.480 pessoas que receberam algum tipo de serviço oferecido pelo órgão. Em 2022, foram 1.588.634. Em 2021, 1.074.806. Já em 2020, 355.615 houve atendimentos e 858.738 em 2019. Os principais serviços oferecidos envolvem questões de família, como guarda de filhos, alimentos, inventários e ações cíveis em geral, além de regularização de documentos, emissão de RG, CPF, carteira de trabalho digital e título de eleitor.

Advogado lança livro infantil baseado em histórias dos filhos

Numa noite animada e de muitas brincadeiras, o advogado e procurador do Município de Belém Evandro Antunes Costa lançou no último dia 20/02, às 19h, no Palácio Antônio Lemos, seu primeiro livro infantil: “As aventuras de Miguel, Gabriel e Isadora. O projeto teve início a partir dos registros das histórias de seus três filhos: Miguel, Gabriel e Isadora. O projeto tem ilustrações do artista paraense Maciste Costa, com edição e publicação da Editora PakaTatu, que este ano completa 24 anos. A arrecadação da venda dos livros no lançamento foi revertida ao Lar da Tia Socorro, instituição que abriga crianças na ilha de Mosqueiro.

Palestra sobre IA marca abertura do Ano Judiciário do TRT-8 e o Ano Letivo da EJUD-8

“A era da Inteligência Artificial sintética e seus impactos na sociedade e no Judiciário” foi o tema da conferência realizada dia 23/02, no auditório Aloysio da Costa Chaves, no prédio sede do TRT-8 e que marcou a abertura do ano judiciário do da JT. O professor doutor da UFPA, Eduardo Coelho Cerqueira trouxe para o público um pouco sobre o que está sendo discutido sobre a Inteligência Artificial (IA) a nível de pesquisa científica e mercado.; e de que forma a IA pode impactar o judiciário ou como o judiciário pode se beneficiar da inteligência artificial para avaliar nos seus processos e no seu dia a dia.

TRT-8 atende OAB-PA e garante estacionamento para advogadas gestantes

As Comissões de Relações com o Poder Judiciário e das Mulheres e Advogadas requereram ao TRT8 a reserva de vagas para uso exclusivo de advogadas gestantes e lactantes, em atenção às prerrogativas das mulheres advogadas previstas na Lei 13.363/2016 (Lei Júlia Matos), que alterou o Estatuto da Advocacia. O pleito da OAB-PA foi atendido pela desembargador Marcus Augusto Losada Maia, presidente do TRT8: o Tribunal disponibilizou uma vaga rotativa no estacionamento do subsolo do edifício sede da Corte; e outra no prédio do Fórum Trabalhista.

NOTA

Má conduta

Um oficial de Justiça novato, recém chegado do Rio de Janeiro, tem dado muito trabalho e no que falar no judiciário paraense. Arbitrário, tem virado alvo de chacota na comunidade jurídica. A direção do fórum de Altamira tem recebido reclamações diárias sobre a má conduta e a forma truculenta com que o servidor trata as partes. Enquanto isso, nada é feito. Recentemente o oficial participou de uma sessão do Tribunal do Júri com a camisa aberta e calça legging. Tudo em desacordo com as normas da corregedoria, que já está sendo acionada.