Pará - A cantora paraense Zaynara lança nesta quinta-feira (07) sua mais nova música, “Aceita Meu Tchau”, uma colaboração inédita com a pernambucana Raphaela Santos, conhecida pela forte presença na cena do brega recifense. O single chega acompanhado de um videoclipe recheado de referências à cultura ribeirinha e às lendas da Amazônia, marcando um novo momento na carreira da artista cametaense.
Em entrevista exclusiva ao DOL e DIÁRIO, Zaynara contou que a inspiração para a parceria veio de sua admiração pela cena musical de Pernambuco, que já acompanha há alguns anos. “Sou muito fã da cultura de lá, especialmente do brega de Recife. Já tinha gravado nesse estilo antes e sempre admirei a Raphaela, assim como a Priscila Sena. Quando a Raphaela regravou ‘Migalhas de Amor’, uma música minha, no ano passado, fiquei muito feliz. Este ano, convidei ela para participar comigo de ‘Aceita Meu Tchau’, que é uma faixa muito especial”, contou.
SIMBÓLICO
Para Zaynara, o feat representa mais do que uma parceria musical: ela também vê o trabalho como um gesto simbólico de união entre as cenas do brega paraense e pernambucano. “Quero passar por cima de qualquer rivalidade que possa existir entre os dois estilos. Ambos têm sua importância e, de certa forma, se complementam. É uma linguagem que atinge diversas faixas etárias e que está enraizada tanto aqui [Pará] quanto lá”.
O videoclipe da nova música também carrega simbolismos importantes. Após trazer o lado místico do Pará no clipe de “Perfume da Bota”, desta vez Zaynara mergulha no imaginário amazônico trazendo também a vitória-régia para o seu trabalho. “Ela está presente no clipe, não de forma óbvia, mas está lá. A gente quis reforçar essa conexão com os rios e com as lendas amazônicas”, explicou.
NOVO ÁLBUM
A novidade é uma prévia do novo álbum que Zaynara prepara para o segundo semestre. Ainda sem data oficial de lançamento, a artista garante que o disco virá com uma proposta ousada e diversa, além de entregar alguns “spoilers” sobre a novidade. “Nenhuma das parcerias do álbum é óbvia. Tem muito som diferente, tem surpresa. A estrutura foi pensada a partir da minha relação com os rios, que sempre foram meu refúgio. Eu cresci à beira do rio e quis trazer esse universo de volta à minha música”, revelou.
O novo trabalho também marca a estreia de Zaynara como compositora em destaque. “Sempre escrevi, mas só agora me senti segura para mostrar isso ao público. É um álbum pessoal. Falo de histórias que vivi, de vivências de amigos e da minha conexão com os rios. Foi um processo divertido, leve e muito especial”, conta.
PARCERIAS
Além de “Aceita Meu Tchau”, a cantora promete mais lançamentos antes do álbum completo chegar às plataformas. Embora ainda mantenha sigilo sobre as próximas colaborações, ela adianta que mais surpresas estão a caminho. “Tem mais feat chegando antes do disco. Posso dizer que vai ter muita mistura boa por aí”.
A artista ainda comentou sobre os planos para o lançamento do álbum. “Pretendo fazer um evento aqui em Belém, sim. Ainda estou organizando, mas quero muito que o lançamento aconteça na cidade. Belém é meu chão”. Sobre a possibilidade de levar o lançamento para Cametá, a cantora pondera: “Quem sabe? Mas o foco inicial será em Belém mesmo”.
Com projeção nacional crescente, Zaynara continua firme em sua proposta de valorizar a música paraense dentro do pop brasileiro. “O beat melody é pop. Meu trabalho sempre foi mostrar que a música do Pará pode e deve ocupar esse espaço. Não me prendo a um estilo só, gosto de experimentar, mas minha raiz é e sempre será daqui”.
A cantora integra a programação de eventos como o Amazônia Live, que ocorre em setembro, em Belém, e terá a participação de Mariah Carey. Ela destaca a importância de artistas da região estarem presentes em pautas ambientais. “A arte tem o poder de comunicar assuntos importantes de maneira mais leve e acessível. É um privilégio poder usar minha voz para contribuir nesse processo”, concluiu.
*Texto de Laura Vasconcelos