A pesquisadora e professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Violeta Refkalefsky Loureiro, lança nesta segunda-feira, 12 de junho, o livro “Caminhos e descaminhos da Amazônia”, editado pela Valer, em dois volumes. O lançamento será das 17h às 21h, no ICA – Instituto de Ciências da Arte/UFPA, ao lado do Teatro Waldemar Henrique, na Praça da República, com sessão de autógrafos e coquetel.
A pesquisadora é autora de diversas obras sobre o pensamento econômico e sociocultural regional, como “Amazônia: Estado, homem e natureza” e “Amazônia: colônia do Brasil”. A sua carreira é dedicada ao debate das grandes questões amazônicas.
Socióloga e pesquisadora aborda erros, acertos, meio ambiente e justiça social
O primeiro volume da nova obra aborda o subtema “Acertos, erros e possibilidades”. O segundo volume trata do “Meio ambiente e justiça social”.
Violeta descreve o livro, em sua apresentação, como a representação do conhecimento que foi adquirindo ao longo dos anos, perguntando, estudado, vendo, discutindo e aprendendo sobre as Amazônias.
Violeta é graduada em Ciências Sociais pela UFPA (1969), fez mestrado em Sociologia na Unicamp (1985), doutorado no Institut des Hautes Études de l`Amérique Latine, (IHEAL), em Paris, França (1994), pós-doutorado na Universidade de Coimbra, Portugal (2006).
No conjunto de suas atividades profissionais destaca-se sua contribuição para o desenvolvimento da sociologia no estado do Pará e na Amazônia. Feitos que foram reconhecidos com o título de Professora Emérita, concedido pela UFPA, em 2015 e, em 2021, o Prêmio Florestan Fernandes, pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), entre outros prêmios que lhe foram concedidos ao longo dos anos.
Conhecimento voltado à reflexão dos mais variados leitores
De acordo com a coordenadora editorial da Valer, professora Dra. em Filosofia, Neiza Teixeira, o livro traz uma escrita aberta ao público, realizada para reflexão dos mais variados leitores. “Violeta Loureiro é reconhecidamente uma das grandes teóricas das Amazônias, como tem demonstrado nas obras de fôlego e intensa pesquisa publicadas pela editora Valer”.
Ao todo, os dois volumes reúnem 21 capítulos que correspondem a artigos científicos publicados pela pesquisadora em revistas científicas no Brasil e no exterior, e que foram atualizados para essa publicação.
“A contribuição desses artigos implica numa compreensão mais profunda sobre a realidade dos povos amazônicos, vistos pelas suas relações econômicas, sociais e culturais, como também sobre a atuação do poder sobre espaço e gentes”, ressalta Neiza Teixeira.