SABORES

Vinhos: conheça boas pedidas da produção nacional

Feira reúne mais de 40 rótulos de nove produtores brasileiros para degustação nesta quarta-feira em Belém.

A sommelière Christianne Rosas é a idealizadora da Feira de Vinhos Brasileiros de Belém, em parceria com o restaurante Mokae. FOTO: DIVULGAÇÃO
A sommelière Christianne Rosas é a idealizadora da Feira de Vinhos Brasileiros de Belém, em parceria com o restaurante Mokae. FOTO: DIVULGAÇÃO

Os amantes do vinho têm uma boa pedida para esta quarta-feira. Belém recebe a Feira de Vinhos Brasileiros, uma feira exclusiva de vinhos nacionais, com nove produtores confirmados e mais de 40 rótulos em degustação. O evento ocorre no restaurante Mokae, em parceria com a sommelière Christianne Rosas, idealizadora e organizadora da feira. Uma das principais novidades será a presença da Florisa Vinhos da Amazônia, empresa de Rio Branco (AC) que produz vinhos de açaí e de cupuaçu, além da mesa de antepastos assinada pelo chef Alvino.

Em meio à degustação, também será possível saber mais sobre os vinhos. Além de Christianne, o evento terá a presença de Juliano Carraro, diretor comercial da vinícola Lidio Carraro, e de Edgar Giordani, especialista em viticultura biodinâmica e enólogo da Vinum Terra, produtora de vinhos orgânicos e biodinâmicos certificados.

Esta é a segunda edição da feira realizada em 2024, agendada para aproveitar a movimentação em torno do Círio. Mas Christianne adianta que o evento passará a ser anual, com a ideia de crescer. “Não tem um evento como esse na cidade, exclusivo para vinho brasileiro. Existem muitas feiras de vinho que acontecem, independentes de restaurante, mas nunca nenhuma com uma curadoria só de vinícolas brasileiras. Então, a gente fez a primeira edição basicamente com mais coragem do que outra coisa. Tem muito preconceito com vinho brasileiro, então sempre imaginei que podia fazer essa feira com produtores nacionais”, completa a sommelière.

Sommelière destaca qualidade dos vinhos brasileiros

Trabalhando na área comercial há 30 anos, seis deles quase exclusivamente com vinhos, Christianne Rosas representa vinícolas brasileiras e realiza consultorias em restaurantes, bares, e em qualquer local que tenha segmento de vinho. E diz que entre os objetivos da feira, está também desmistificar o produto nacional, segundo ela considerado erroneamente como de baixa qualidade. “A feira tem esse objetivo de dar oportunidade para as pessoas degustarem os rótulos brasileiros para que elas possam baixar a guarda e perder um pouco desse preconceito. É uma oportunidade para as pessoas degustarem mais de 40 rótulos. Então, é impossível saírem de lá sem gostarem de pelo menos um rótulo”.

Feira vai apresentar vinhos de açaí e cupuaçu

Serão oito vinícolas do Rio Grande do Sul e uma produtora do Acre, que produz vinhos de açaí e cupuaçu, bebidas feitas a partir da fermentação de frutas nativas da Amazônia. O vinho de açaí foi criado em 2020, como um tipo meio seco e, apesar de não poder ser registrado oficialmente como um vinho (já que o produto só pode ser feito a partir de uvas), vem chamando a atenção de leigos e apreciadores de vinhos.

Raquel Pimentel, criadora do Mokae ao lado do chef Alvino, diz que receber a feira contempla o projeto do espaço, que vai além de um restaurante, passando por salão de exposição a local de eventos. “Obviamente, nosso pensamento original é de um restaurante e nossos projetos passam por aí, com a criação de um cardápio regional diferenciado. Mas, sempre convivemos nesse cenário artístico e buscamos essas parcerias com exposição e apresentações de artistas. Será a segunda vez que teremos a feira de vinhos aqui e a primeira edição foi um sucesso. Agora teremos uma edição ampliada”, explica Raquel. Em tempo: atualmente o Mokae dá guarida à exposição “Fé Amazônida”, que traz obras das artistas Dannoelly Cardoso, Thay Petit, Mama Quilla e Ka Miranda.

Aproveite

Feira de Vinhos Brasileiros de Belém

Quando: Hoje, 09, das 19h às 22h.

Onde: Restaurante Mokae (Trav. Almirante Wandenkolk, 575 – Umarizal)

Quanto: R$ 150 por pessoa, com direito à degustação livre de vinhos e antepastos