Entretenimento

Usipaz Guamá recebe oficinas do projeto “Black Christ”

Projeto criado por Daniel ADR, e que empresta o nome de seu último álbum, inspira e ensina jovens artistas FOTO: NAY JINKNSS / DIVULGAÇÃO
Projeto criado por Daniel ADR, e que empresta o nome de seu último álbum, inspira e ensina jovens artistas FOTO: NAY JINKNSS / DIVULGAÇÃO

O projeto “Black Christ”, do rapper paraense Daniel ADR, selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Pará (Semear), da Fundação Cultural do Estado do Pará, inicia suas oficinas nesta terça-feira, 21, e segue até o dia 24 de maio, na sala de música da Usipaz do Guamá. As inscrições podem ser feitas por formulário digital disponível no Instagram @_daniel_adr

Artistas da periferia da Grande Belém protagonizam uma semana de capacitação com oficinas de adesivos artesanais (dia 21, das 8h às 12h, com PTCK), conteúdo móbile (dia 22, das 14h às 18h, com Jotavezinho), produção musical (dia 23, das 8h às 12h, com Moraes MV), bate-papo e oficina de fotografia (dia 24, das 8h às 12h, com Nay Jinknss).

O projeto busca inspirar e ensinar jovens artistas. O rapper Moraes MV enfatiza a importância do fazer artístico a partir de uma perspectiva nortista. “A ideia principal é contar uma história feita por nós, com nosso ponto de vista no centro da narrativa. Por isso, as denúncias, o ideal de futuro, a expressão da nossa ancestralidade, tudo no nosso jeito de fazer arte carrega o olhar afroamazônico”, reflete sobre sua oficina de produção musical.

Na aula, Moraes MV ensina a produzir música com recursos mínimos, utilizando equipamentos acessíveis como celulares e laptops. O rapper guiará os participantes no processo de criação musical, desde a composição até a produção final, desde a introdução aos fundamentos da produção, passando pela demonstração prática de software e aplicativos para produção musical em dispositivos móveis, até a exploração de técnicas de composição, gravação e mixagem.

Já na oficina de PTCK, os alunos vão aprender a criar adesivos artesanais, conhecidos como stickers, utilizando papéis adesivos. As aulas vão abordar a introdução ao conceito de stickers e sua popularidade na cultura contemporânea, fazendo uma demonstração passo a passo da confecção de stickers artesanais e a exploração de materiais e técnicas criativas para personalização dos adesivos.

Sobre as aulas de conteúdo móbile, Jotavezinho tem o objetivo de capacitar os participantes a criar conteúdo para redes sociais utilizando seus celulares. Ele compartilhará dicas e estratégias para produzir conteúdo envolvente e relevante, seja para fins profissionais, empoderamento pessoal ou entretenimento. Serão debatidas ainda estratégias de engajamento e alcance de público.

E o projeto encerra com bate-papo e oficina de fotografia com Nay Jinknss. A fotógrafa irá compartilhar suas experiências e insights sobre fotografia. Além disso, os participantes terão a oportunidade de aprender dicas práticas, tanto para câmeras profissionais quanto para smartphones.