Da Redação*
A atriz Daisy Ridley, de 30 anos, foi confirmada como Rey em uma nova trilogia da franquia “Star Wars”, conforme divulgado na última sexta-feira (9), no evento Star Wars Celebration 2023, em Londres.
Sharmeen Obaid-Chinoy, da minissérie “Mrs. Marvel”, será a diretora, enquanto o roteirista Steven Knight, conhecido pela série “Peaky Blinders”, será o responsável pelo texto. O longa-metragem deve tratar de acontecimentos após o nono episódio, “A Ascensão Skywalker”, de 2019, e Rey será uma mestre Jedi na história, após se assumir como Skywalker.
Trata-se da primeira vez que uma diretora paquistanesa está à frente de um projeto de “Star Wars”. Obaid-Chinoy é conhecida por ter vencido o Oscar duas vezes, pelos documentários “Uma Garota no Rio”, de 2015, e “Saving Face”, de 2011, ambos curtas-metragens.
Esta novidade não foi a única divulgada no evento. James Mangold, que no momento trabalha na finalização de “Indiana Jones e o chamado do destino”, irá dirigir o primeiro filme da nova saga do universo “Star Wars”. O cineasta descreve seu projeto como um “épico bíblico”, que irá retratar a origem da força, 25 mil anos antes de qualquer linha do tempo retratada anteriormente.
Dave Filoni, da série do Disney+ “The Mandalorian”, derivada do universo criado por George Lucas, também foi confirmado para comandar o terceiro filme, que irá se passar no “presente”, tendo como parâmetro os acontecimentos de “The Mandalorian”, “O livro de Boba Fett” e “Ahsoka”. Nenhuma das produções têm previsão de lançamento ou título.
SÉRIES
Duas produções aguardadas tiveram seus trailers divulgados – “Ahsoka”, com Rosario Dawson, e “Indiana Jones e a Relíquia do Destino”, que não têm relação com o universo de “Star Wars”, embora seja produzido pela Lucasfilm e distribuído pela Disney.
Com estreia em agosto deste ano, “Ahsoka” é ambientada após a queda do Império e trará a história da antiga cavaleira Jedi Ahsoka Tano, em sua investigação de uma ameaça emergente à vulnerável galáxia. Rosario Dawson subiu ao palco e revelou o primeiro pôster da série, recebendo, em seguida, suas coprotagonistas Natasha Liu Bordizzo, que interpreta Sabine Wren, e Mary Elizabeth Winstead, revelada como a intérprete de Hera Syndulla.
“Andor”, por sua vez, mais uma série da franquia de George Lucas, teve estreia de nova temporada confirmada para agosto de 2024. Foram exibidos ainda trechos de “Star Wars: Acólito”, com Amandla Stenberg e Lee Jung-jae, com estreia prevista para 2024. Criada por Leslye Headland, a série é um thriller de mistério que transportará o público para uma galáxia de segredos sombrios e poderes emergentes do Lado Negro durante os últimos dias da era da Alta República. Uma ex-Padawan se reúne com seu Mestre Jedi para investigar uma série de crimes, mas as forças que enfrentam são mais sinistras do que jamais poderiam imaginar. A série foi descrita pela showrunner como um “encontro entre ‘Frozen’ e ‘Kill Bill’”.
Outra produção do universo Star Wars que teve detalhes anunciados durante o evento foi “Skeleton Crew”, protagonizada por Jude Law e com estreia este ano, exclusivamente no Disney+. Law subiu ao palco para apresentar seus jovens colegas de elenco Ravi Cabot-Conyers, Kyriana Kratter e Robert Timothy Smith. A série também é estrelada por Ryan Kiera Armstrong. A produção segue a jornada de quatro crianças que fazem uma descoberta misteriosa em seu aparentemente seguro planeta natal, mas que em seguida se perdem em uma estranha a perigosa galáxia. Encontrar o caminho de volta para casa – com aliados e inimigos inesperados – será uma aventura maior do que imaginaram.
*Com Folhapress, Agência O Globo e assessoria.