Entretenimento

“Uma Noite no Museu” chega a mais espaços culturais; veja locais e horários

Banda Álibi de Orfeu e o coro 'Ópera Estúdio' vão interpretar, no Cemitério da Soledade, as histórias de assombração contadas em livro de Walcir Monteiro

. Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.
Banda Álibi de Orfeu e o coro 'Ópera Estúdio' vão interpretar, no Cemitério da Soledade, as histórias de assombração contadas em livro de Walcir Monteiro . Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.

Ocorre nesta sexta-feira (13) a quinta edição do projeto “Uma Noite no Museu”. A partir das 18h, os espaços museológicos gerenciados pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult) no centro de Belém abrirão as portas ao público para visitação gratuita. Integram o circuito em rede diversos museus vinculados ao Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM/Secult). E entram como convidados desta edição o Museu Nacional da Assembleia de Deus e o Centro de Memória da Polícia Militar.

No Museu de Arte Sacra, além da visita ao acervo e à nave da Igreja de Santo Alexandre, a experiência contará com a exposição “Mantos: Arte-Afeto, Comunidade e Cartografias do Pará”, que reúne uma variedade de mantos de Nossa Senhora confeccionados por profissionais de escolas de samba da capital e artesãs do interior do Estado.

Na Casa das Onze Janelas estará aberta a exposição “Amazônia Presente”, e no Museu do Estado do Pará (MEP) as exposições “Brecheret Modernista” e “Aparição”, do artista Elói Iglesias, que apresenta sua vivência na Festa da Chiquita, evento realizado todos os anos após a Trasladação do Círio de Nazaré.

No Palacete Faciola, além da visita ao salão histórico, o visitante poderá conhecer a exposição “Eneida Simplesmente”, no Museu da Imagem e do Som. Já no Museu do Círio, o acervo de ex-votos poderá ser visitado, reunindo itens que simbolizam fé e devoção à Senhora de Nazaré. No Museu do Forte, além da roda de carimbó, terá visita à coleção arqueológica e projeções de vídeo mapping.

Já no Cemitério Parque Soledade, a visita ganha um ar místico em alusão à “sexta-feira 13”, e terá apresentação do quarteto de cordas da Fundação Carlos Gomes e visita guiada pela área externa do Parque, conduzida por estudantes do curso de Conservação e Restauro da UFPA.

ESPAÇO CONVIDADOS

O Museu Nacional da Assembleia de Deus, abrigado no histórico Palacete McDowell, integra o circuito noturno nesta edição com um acervo de fotografias, livros, documentos, móveis e vestimentas que contam a história da congregação em Belém e no Brasil. Na visita também é possível vislumbrar um dos símbolos da arquitetura urbana residencial do período da borracha, o Palacete construído no final do século 19.

Outra novidade desta edição é o Centro de Memória da Polícia Militar do Pará, abrigado também em um prédio do século 19. O espaço integra o Complexo Histórico Tiradentes, na Rua Gaspar Vianna, e conta a trajetória dos mais de 200 anos da corporação. O acervo dispõe de pinturas, equipamentos de radiotransmissão, armamentos, insígnias e veículos, que remetem à história do Pará, já que o prédio entrou em funcionamento em 1853, no período pós-Cabanagem.

ECONOMIA CRIATIVA

A programação também contará com o Preamar da Criatividade, às 19h30, no pátio interno do Museu do Forte, com apresentação do Carimbó do Jonny. A partir das 20h, na calçada lateral do MEP, com o grupo Mercado do Choro. Já no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas haverá feira, a partir das 17h, com empreendedores locais ligados à economia criativa e apresentação da DJ Nat Esquema.