Inspirada no tucumã, um fruto representativo da Amazônia, Tucũ foi desenvolvida coletivamente desde março deste ano. A mascote simboliza a conexão entre arte e ciência, estimulando reflexões sobre sustentabilidade.
Tucũ é um boneco habitável, sem gênero definido, que representa uma criança carregando o mundo nas costas. Sua criação utilizou materiais reutilizados, oferecendo conforto térmico a quem o manipula. A mascote será controlada por voluntários e artistas do Circo Matutagem.
O cartaz oficial da SBPC Jovem, criado por Pedro Henrique do Nascimento Cordeiro, utiliza as cores do tucumã e símbolos de circuitos eletrônicos para destacar a conexão proporcionada pela ciência. A SBPC Jovem promoverá a interação de estudantes e professores com ciência, tecnologia e inovação através de oficinas, rodas de conversa e exposições.
A Lenda de Tucũ
Tucũ é um ser mítico, nascido de um caroço de tucumã, simbolizando a união e a sustentabilidade. Durante a Grande Reunião, Tucũ surge para defender a natureza e promover os ideais de sustentabilidade, permanecendo um símbolo de renovação e conexão com a ancestralidade dos povos originários.
SBPC Jovem
Oficinas, rodas de conversa, minicursos, exposições, mostra de feiras, concursos, museus itinerantes e muito mais
Quando: de 8 a 13 de julho de 2024
Onde: No campus Guamá, da UFPA
Acesse a programação completa aqui.