DE GRAÇA

Uepa abre inscrições gratuitas para Oficina de Tai Chi Chuan

O número de vagas para aprender Tai Chi Chuan é limitado e serão preenchidas por ordem de inscrição. Saiba mais

O número de vagas é limitado e serão preenchidas por ordem de inscrição. Foto: Divulgação
O número de vagas é limitado e serão preenchidas por ordem de inscrição. Foto: Divulgação

Além de ser o centro de referência no ensino de mandarim no Pará, o Instituto Confúcio (IC), na Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Belém, também oferece um conjunto de atividades que possibilitam uma imersão na cultura chinesa. Uma delas é o curso de Tai Chi Chuan, que será ofertado ao público em uma oficina que está com inscrições gratuitas abertas, nos dias 4, 5 e 6 de agosto, por meio de formulário online, acesse aqui.

As aulas vão ser realizadas às terças-feiras, sempre de 9h às 10h30, a partir de 12 deste mês até o dia 25 de novembro, na sede do IC na Uepa, localizado na travessa Dom Pedro I, nº 519, bairro do Umarizal. Serão ofertadas 40 vagas, preenchidas por ordem de inscrição.

A Uepa observa que o Tai Chi Chuan é uma arte marcial tradicional chinesa considerada atividade para a vida toda, portanto, voltada para pessoas de todas as idades. Nas palavras do professor Shang Ying, “essa arte marcial integra o movimento físico com o cultivo interior. Enfatiza o princípio de usar a mente para guiar o “qi”(força vital) e o “qi”, para mover o corpo”.

Assim, por meio de movimentos lentos, suaves e contínuos, o Tai Chi Chuan coordena a respiração e a consciência, ajudando os praticantes a entrarem em um estado de harmonia entre corpo e mente. Os principais focos dessa prática são: o relaxamento, a concentração e o equilíbrio, permitindo que os praticantes encontrem “a calma no movimento e o movimento na calma”, diz o professor. 

As primeiras 40 pessoas a se inscreverem e conseguirem uma vaga na oficina de Tai Chi Chuan do Instituto Confúcio na Uepa, terão aulas com o professor Shang Ying. Ele é mestre em Ensino de chinês como língua internacional e atualmente trabalha no IC Uepa como professor de língua chinesa, oferecendo cursos de mandarim e cultura chinesa. Ele diz estar muito entusiasmado em divulgar o Tai Chi Chuan, que já praticou e ensinou em diversos eventos culturais, com o objetivo de compartilhar a cultura tradicional chinesa com pessoas ao redor do mundo.

“Na verdade, o Tai Chi Chuan é especialmente benéfico para pessoas com vidas agitadas e estressantes, pois ajuda os indivíduos a desacelerarem, respirarem (melhor), relaxarem e recuperarem o equilíbrio entre mente e corpo”, afirmou o professor Shang Ying.

O professor complementou: “Pratique em um local tranquilo, combine os movimentos com respiração profunda e concentre a atenção no corpo. O segredo é tornar o Tai Chi Chuan um hábito regular. Com o tempo, notarão mudanças positivas em sua capacidade de concentração e gerenciamento do estresse”. Conselho dado, agora é, quem sabe, conseguir tornar um plano em realidade.