Entretenimento

Timbalada e É o Tchan movimentam Circuito Marine neste domingo

Compadre Washington e Beto Jamaica comandam o  Levaê neste domingo
Compadre Washington e Beto Jamaica comandam o Levaê neste domingo

Aline Rodrigues

Com as bandas que marcaram os carnavais de bloco em todo o país, Timbalada e É o Tchan, ambas festejando 30 anos anos de carreira, o bloco Levaê anima os foliões no Circuito Marine neste domingo, 28, a partir das 17h. A abertura será com Erick Pirô.

Sinônimo de sucesso em todo o Brasil na década de 1990, o grupo É o Tchan se tornou um fenômeno musical com mais de 10 milhões de discos vendidos, entre 15 CDs e três DVDs. O grupo vem celebrar com o público paraense seus 30 anos de história, dando sequência à turnê comemorativa iniciada em 2023, e contará com a presença especial da dançarina Sheila Mello.

Com o suingue do pagode baiano, a banda firmou-se como um marco no entretenimento popular e lançou moda encantando gerações, desde a época em que surgiu como Gera Samba. Donos de um repertório conhecido nacionalmente, o É o Tchan tem como marca as batidas contagiantes do pagode regional da Bahia, e são precursores das coreografias usadas para emplacar as canções, muito antes do TikTok. Em 2021, o grupo inovou e apostou em “Piseiro do Tchan”, uma música no ritmo piseiro, estilo musical de origem nordestina que ganhou repercussão nacional.

Com uma batida atualizada e contagiante, o hit criado por Beto Jamaica, Moço Pop e Wostinho Nascimento com certeza entrará no repertório do grupo hoje, no bloco, além de sucessos consagrados como “Na boquinha da garrafa”, “Ralando o Tchan”, “A nova loira do tchan”, “Dança da cordinha”, “Pau que nasce torto”, entre outros.

FORÇA DO TIMBAU

Já a Timbalada é outro fenômeno que nasceu na década de 1990, com Carlinhos Brown, e se tornou um dos mais importantes nomes da cultura afro-brasileira, surgida do bairro do Candeal, em Salvador, para o mundo. Na época, jovens eufóricos dançavam ao som de uma percussão diferente e cheia de suingue. Envolvidas entre arranha-céus, as ruas enladeiradas e sem asfalto do Candeal abrigavam, todo domingo, o impacto vindo das mãos de centenas de percussionistas. Era verão de 1991 e a Timbalada imprimia suas primeiras batidas naquele bairro no meio de Salvador.

De lá para cá o “Cacique Brown”, com seu timbau, envolveria uma legião de seguidores, os famosos timbaleiros. Atualmente já são três décadas de muita inovação, resultado de experiências das mais variadas nuances sonoras e vidas impactadas ao longo do processo.

Recentemente, o cantor Denny Denan voltou a assumir os vocais da Timbalada, ao lado de Buja Ferreira, após cinco anos de carreira solo. O grupo coleciona sucessos como “Mimar Você”, “Margarida Perfumada”, “Beija Flor”, “Toneladas de Desejo”, “Toque de Timbaleiro” e outros, que também devem estar no repertório da apresentação no bloco Levaê.