SUCESSO DE JORGE AMADO

Tieta do Agreste vai ganhar nova adaptação para o cinema

Clássico de Jorge Amado, “Tieta do Agreste” ganhará nova adaptação para o cinema. Saiba mais!

Suzana Pires será Tieta em novo filme                           Crédito: Gustavo Nogueira/Divulgação
             s
Suzana Pires será Tieta em novo filme Crédito: Gustavo Nogueira/Divulgação s

Uma das obras mais conhecidas da literatura brasileira, “Tieta do Agreste”, escrita por Jorge Amado e publicada em 1977, vai ganhar uma nova adaptação para o cinema. A atriz Suzana Pires foi confirmada como protagonista do longa, que será dirigido por Joana Mariani, responsável por filmes como “Todas as Canções de Amor” (2018) e “Meu Sangue Ferve por Você” (2023).

A informação foi divulgada nesta segunda-feira (14) pelo portal The Hollywood Reporter. O novo projeto será produzido pela Muiraquitã Filmes, empresa brasileira fundada por Eliane Ferreira, que revelou que a intenção da equipe é apresentar a história de Tieta “através de uma lente feminina”.

Esta será a segunda adaptação cinematográfica do romance e a terceira versão audiovisual da personagem. A narrativa acompanha Tieta, uma jovem expulsa de sua cidade natal, Santana do Agreste, após escândalos amorosos. Anos depois, ela retorna à cidade rica e influente, despertando a curiosidade e os conflitos entre os moradores locais.

A primeira versão para o cinema foi lançada em 1996, com Sônia Braga no papel principal e direção de Cacá Diegues. Antes disso, a personagem já havia sido imortalizada na televisão com a novela exibida pela TV Globo em 1989, estrelada por Betty Faria e dirigida por Paulo Ubiratan.

Ainda sem previsão de estreia, o novo filme de Tieta promete revisitar o universo de Jorge Amado sob uma nova perspectiva, mantendo a crítica social e o humor característicos da obra original, mas com um olhar voltado à representatividade e à força feminina.