CONCERTO INÉDITO

Theatro da Paz celebra 147 anos com concerto inédito

O concerto ocorre neste sábado, 15. Até o dia 23 de fevereiro, as visitas guiadas no Theatro serão gratuitas

O Theatro da Paz, a maior casa de espetáculos do Pará, completa 147 anos no próximo sábado (15) e comemora a data com um concerto histórico. Pela primeira vez, a Amazônia Jazz Band (AJB) e a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) se apresentarão juntas em um concerto completo. O evento acontecerá às 20h e contará com as participações especiais das cantoras Gigi Furtado, Andréa Pinheiro e Lucinnha Bastos.

Além do concerto, até o dia 23 de fevereiro, as visitas guiadas ao Theatro serão gratuitas, proporcionando ao público uma experiência imersiva na história e arquitetura desse patrimônio cultural.

Patrimônio mundial da Unesco

Em janeiro de 2025, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) oficializou a candidatura do Theatro da Paz e do Teatro Amazonas à Lista do Patrimônio Mundial da Unesco. O dossiê com a documentação técnica será avaliado pelo Comitê do Patrimônio Mundial, composto por 23 países signatários da Convenção sobre a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural da Unesco.

Reformas e melhorias

Entre janeiro e fevereiro deste ano, o Theatro passou por reformas para garantir sua preservação. As melhorias incluíram a substituição de tacos danificados, o nivelamento do piso e a instalação de chapas metálicas na calha. Desde 2020, já foram realizadas três grandes obras no local, garantindo sua manutenção e adaptação para novas demandas, como a criação de duas salas com tratamento acústico para ensaios dos corpos artísticos.

Um presente ao público

A secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, destacou a importância da celebração: “Estamos muito felizes em comemorar os 147 anos do Theatro reunindo nossos corpos artísticos em um concerto inédito. É um presente para o público que acompanha de perto o trabalho da Amazônia Jazz Band e da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz”.

Em 2024, a OSTP e a AJB realizaram mais de 40 apresentações para aproximadamente 20 mil pessoas. Além do palco do Theatro, os concertos também foram levados às Usinas da Paz da Região Metropolitana de Belém, pelo projeto Sons da Paz, e a hospitais da capital, pelo projeto Sons de Acolhimento.

O maestro Miguel Campos Neto, regente do concerto, relembra que, há 30 anos, a AJB e a OSTP tocaram juntas uma música, quando ele ainda era violinista. “A orquestra estava nascendo, a AJB também era recente, e eu fui testemunha desse momento histórico. Agora, três décadas depois, poder reger esse concerto inédito é uma honra enorme”, afirmou.

Já o diretor do Theatro, Edyr Augusto Proença, convida o público a conhecer o espaço: “O Theatro da Paz é uma joia do Pará e pertence ao povo paraense. Por isso, estamos comemorando mais um aniversário de portas abertas. Aproveite para participar das visitas guiadas, que serão gratuitas até 23 de fevereiro”.

Serviço

147 anos do Theatro da Paz

  • Visitas guiadas: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; sábado e domingo, das 9h às 12h. Entrada gratuita até 23/02/2025.
  • Concerto Jazz Sinfônico – AJB e OSTP
    • Data: 15/02/2025
    • Horário: 20h
    • Ingressos: R$ 2, disponíveis no dia do concerto, no site ticketfacil.com.br ou na bilheteria do Theatro, a partir das 9h.