Entretenimento

“Tempo de Guerra” apresenta performance sobre abandono

Foto: Pedro Charone/divulgação
Foto: Pedro Charone/divulgação

 

TEXTO: ALINE RODRIGUES

O espetáculo “Tempo de Guerra” mergulha na relação de afeto materno, que atravessa uma geração e deságua no momento atual. Serão dois dias de apresentação: hoje, 9, às 20h, e amanhã, 10, em duas sessões, às 18h e às 20h, no Teatro do Desassossego, que fica no porão da Casa Cuíra, na Cidade Velha. O processo criativo e de pesquisa do trabalho se desenvolveu a partir do Programa Poética Criativa, promovido pelas professoras doutoras Wlad Lima e Olinda Charone, no fórum grupal Clínica do Sensível.

Resultado de vários meses de trabalho, “Tempo de Guerra” tem como diretor e performer o artista e pesquisador Renan Rosário “Peixe” e ele explica que a dramaturgia é recheada de elementos simbólicos como a água do mar, que representa o líquido materno placentário que o envolveu durante a gestação, e que agora é revivido, o artista é parido e renasce em cena. A trilha sonora do espetáculo traz este som de mar que ambienta o espaço e faz alusão à maternidade e à relação de afeto entre o artista e a suas figuras maternas: mãe, avó e bisavó.

“Há algo conflituoso nesta relação de afetos, que gira em torno de uma rejeição sofrida na primeira infância, o que justifica o título ‘Tempo de Guerra’, um conflito nas relações de afeto e maternidade”, explica Renan. Tais questões apresentadas no espetáculo foram tratadas no fórum grupal, o que desencadeou a criação do espetáculo. “O objetivo [do fórum] é dar visibilidade à arte independente produzida por artistas paraenses, e incentivar a criação e produção de espetáculos”, detalha Renan.

A história se passa no cômodo de uma casa/rio que se torna o refúgio para um corpo de criança abandonada. Rio este que deságua num quarto/útero, que em noites chuvosas de delírio e solitude, além de exílio, é também abraço, conforto e segurança para esta mesma criança. Além de Renan na concepção, direção e atuação, o espetáculo conta com fotografia e apoio técnico de Vanessa Lisboa e Pedro Charone, produção da Muiraquitã Produtora Independente e realização do Coletivo Movimento Poético em Cena, também nascido dentro do Programa Poética Criativa.

ASSISTA

Espetáculo

“Tempo de Guerra”

Quando: Hoje, às 20h; e sábado, com sessões às 18h

e às 20h.

Onde: Teatro do Desassossego (porões da Casa Cuíra, na Rua Doutor Malcher, 287 – Cidade Velha).

Quanto: R$ 30 (com meia-entrada a R$15).

Informações: Instagram @coisadepeixe