Diego Monteiro
No último sábado, 10, o Carnaval de Belém teve início com a abertura de mais uma edição do Circuito Mangueirosa, no Ver-o-Rio. Apesar da chuva que marcou o primeiro dia do evento, o Complexo recebeu centenas de pessoas. Juntas, puderam desfrutar de apresentações de várias bandas e artistas locais. A programação seguirá nos dias 12, 13 e 17, das 15h às 20h30, com entrada totalmente gratuita.
Conforme a diretora do Circuito Mangueirosa, Sônia Ferro, o evento foi criado com o propósito de resgatar o carnaval de rua de Belém e valorizar a cultura amazônica. “Por isso, preparamos um repertório ainda mais conectado com a amazônia, com vários gêneros musicais, tudo isso tendo como principais protagonistas os artistas daqui, e é isso que o público vai esperar e admira em nossa terra”, detalha.
“Quem perdeu os dois primeiros dias ainda dá tempo para aproveitar, pois ainda temos a segunda e terça-feira, além do sábado, com muita música boa, com atrações que acontecem tanto aqui no Ver-o-Rio, como também no after, que ocorre na Casa Mangueirosa. Então, por favor, venha e traga amigos, companheiros, para que a gente possa se divertir todos juntos”, acrescenta Sônia.
Público
Para quem chegou cedo no sábado, pôde acompanhar o som da DJ Ananindeusa, que iniciou a programação. Entre os artistas que se apresentaram estavam ainda Félix Robatto, Sandrinha, DJ’s Edilson e Edielson com o Mega Príncipe Negro, entre outros. O domingo foi marcado pelas performances de Shayra Brotero, Camila Castro, Gigi Furtado, Amanda de Paula, Jeff Moraes, e outros artistas.
Essa é a primeira vez que a Rosana Adria, 23, participa do evento. “Estou na expectativa de que vai ser maravilhoso. Inclusive, logo na chegada, amei toda a estrutura, assim como também vi os artistas que vão tocar e conheço alguns. Certamente essa será uma das várias outras edições que eu venho. Gosto desse tipo de evento e a organização está de parabéns”, afirmou a estudante.
Já a professora Andreza Carvalho, 25, vem pela segunda vez ao lado da companheira Paola Mello, 28. “O Mangueirosa tem um significado muito grande para nós e estamos aqui para esse momento que consideramos ser a nossa cara. A lógica é que a cada ano fique melhor, então estamos aqui, com essa energia. Vamos aproveitar cada minuto e no máximo de dias que der”, explicou a docente.
O Mangueirosa transcende qualquer idade, ou seja, é uma festa que reúne jovens, adultos e também idosos. José de Arimateia, 70, por exemplo, contou que além da programação no Ver-o-Rio, também participará da festa na Casa Mangueirosa. “Enquanto eu tiver vida e energia para aguentar, vou aproveitar, pois são coisas gostosas e que precisam ser vividas”, disse o aposentado.
Programação
Segunda-feira (12)
Local: Ver-o-Rio
15h: DJ Sanira x DJ Zezé
16h30: Lia Sophia – Bloco Carimbolando + convidados
18h: DJ Sanira x DJ Zezé
19h: Felipe Cordeiro convida Rebeca Lindsay & Leona & Malu Guedelha
After / Music Park Belém – Casa Mangueirosa
20h: Abertura da Casa
21h30: Jack Sainha x Roberto Figueiredo
23h: AQNO participação Layse e Luigy
1h: Misha x Jon Jon
2h30: Fakejapanese x MauVianna
Terça-feira (13)
Local: Ver-o-Rio
16h: Apresentação DJ Seu Edvaldo
17h: Arthur Espíndola, Juliana Sinimbú e Iara Mê
18h30: DNJ Seu Edvaldo
19h: Carnafônica com Orquestra Aerofônica + Joelma Kláudia, Zara e Jheni Cohen
After / Music Park Belém – Casa Mangueirosa
21h: Abertura da Casa
22h: DJ Tristan Soledad
00h: Gang do Eletro
2h: DJ Júnior Alucinado
Sábado (17)
Local: Ver-o-Rio
15h: DJ Tchau Tchau Amor
16h: DJ Nat Esquema
17h: Tamboiaras com participações de Brenda Moraes, Iris da Selva e Katarina Chaves
19h: DJ Nat Esquema
Trio / Cortejo: Julia Passos, Ruth Costa e Rafaela Travassos & Banda
After / Music Park Belém – Casa Mangueirosa
20h: Abertura da Casa
22h: DJ Tiana
00h: Pagode das Meninas com participações de Richelle Halliday e Layse
2h: DJ Gabi Matos