ATIVIDADES GRATUITAS

Teatro Waldemar Henrique celebra 45 anos com programação especial

O Teatro Experimental Waldemar Henrique completa 45 anos, na próxima terça-feira, 17, e comemora com uma programação especial nos dias 17 e 18 de setembro.

Teatro Waldemar Henrique celebra 45 anos com programação especial Teatro Waldemar Henrique celebra 45 anos com programação especial Teatro Waldemar Henrique celebra 45 anos com programação especial Teatro Waldemar Henrique celebra 45 anos com programação especial
Haverá exposição, roda de conversa, apresentações artísticas e oficina. As atividades são gratuitas. Confira a programação.
Haverá exposição, roda de conversa, apresentações artísticas e oficina. As atividades são gratuitas. Confira a programação.

O Teatro Experimental Waldemar Henrique completa 45 anos, na próxima terça-feira, 17, e comemora com uma programação especial nos dias 17 e 18 de setembro. Haverá exposição, roda de conversa, apresentações artísticas e oficina. As atividades são gratuitas.

A programação inicia às 15h, na terça-feira, com a exposição que conta a história do grupo teatral Cena Aberta. A trajetória do grupo é retratada de forma cronológica, começando em 1976, ano de fundação do grupo e da primeira apresentação com a peça “Quarto de Empregada”, no Theatro da Paz. 

O visitante pode fazer um tour histórico em cada ano de apresentação do grupo até chegar à última, em 1991, com a peça “Mulher Dilacerada”, que trazia como protagonista Margaret Refkalefsky e tinha direção de Cezar Machado para o texto cujo nome original é Mulher Desiludida, de Simone de Beauvoir, publicado em 1967. 

Também a partir das 15h haverá roda de conversa com o tema “Narrativas e Vivências” com mediação do doutor professor Ysmaille Ferreira e participação de Margaret Refkalefsky, Zélia Amador, Paulo Farias, Igor Marques, Elói Iglesias e Márcia Freitas. 

Na terça, a programação se encerra com o espetáculo “POSITHIVOS”, da Companhia de Teatro Musas, que conta as histórias reais e pessoais de pessoas que vivem com HIV-AIDS, trazendo para o palco do teatro essas vivências através de monólogos, cenas e performances. Classificação etária: 18 anos 

Inscrições para Oficina são gratuitas

O segundo dia de comemoração inicia às 9h com a oficina “Produção técnica para eventos – específico para teatros”, ministrada pela produtora cultural Fernanda Rabelo. As inscrições para a oficina são gratuitas.

A oficina tem como objetivo capacitar os participantes a compreenderem e aplicarem os conhecimentos necessários para realizar a produção técnica em shows musicais, peças teatrais/musicais e conferências, sejam eles culturais ou corporativos. O número máximo de inscritos é 30 pessoas. 

Durante a tarde, a partir das 15h, haverá roda de conversa com o tema “Narrativas e Vivências” com participação de Gê Sousa, Wlad Lima, Nando Lima, Yuri Lee, Ligia Blue, Paulo Santana, Fernando Dako e Marton Maués. A mediação é do doutor professor Ysmaille Ferreira. 

Às 19h30, haverá apresentação de dança inclusiva com a Companhia Do Nosso Jeito que apresentará um pouco de seu repertório de dança em cadeira de rodas. O grupo é filiado à Confederação Brasileira de Dança em Cadeira de Rodas e promovido pela Fundação Cultural do Pará (FCP), tendo como ponto de partida o Núcleo de Oficinas Curro Velho. Hoje em dia a companhia representa o Pará em competições nacionais e o Brasil em internacionais. 

A noite se encerra com o show musical de Paulinho Moura, Cris Lisboa, Silvana Mendonça e Paola Ribeiro. 

PROGRAMAÇÃO

DIA 17/09 

-15H -Abertura da exposição Cena Aberta (Conta a história do grupo teatral Cena Aberta)  -15H ÀS 17H – Roda de conversa “NARRATIVAS E VIVÊNCIAS”  -MEDIAÇÃO: Ysmaille Ferreira (Doutor e professor/ Técnico em Gestão Cultural da FCP)  -PARTICIPAÇÕES: Margaret Refkalefsky (atriz, professora de teatro e pesquisadora); Zélia Amador (Professora universitária, atriz e diretora de teatro, ativista do movimento negro, é membro fundadora Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (CEDENPA) e NEAB (Grupo de Estudos Afro-Amazônico (GEAM/UFPA), Assessora da Diversidade e Inclusão da UFPA; Paulo Faria (atual presidente da AGTB – Associação de Grupos de Teatros de Belém); Igor Marques (Presidente do Colegiado de Dança do Pará); Eloi Iglesias (cantor, compositor, ator, performer, artista popular, é um dos idealizadores e atual diretor da Festa da Chiquita); Marcia Freitas (Jornalista e Produtora Cultural) – 20H – Apresentação do espetáculo O POSITHIVOS (Direção: Kesynho Houston)

DIA 18/09 

-09H ÀS 14H- Oficina “Produção técnica para eventos – Específico para teatros”  – Ministrante: Fernanda Rabelo (Produtora Cultural e Produtora técnica para eventos) 

SERVIÇO

O Teatro Waldemar Henrique está localizado na avenida Presidente Vargas, 645, no bairro da Campina em Belém. 

Inscrições para oficinas: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSftEydPnBIipFH9Mu4vn8ar-ivoHmXeduJWl3Ssj3PHfS4afg/closedform