CELEBRAÇÃO

Soweto faz show em Belém para celebrar 30 anos

Junto com Belo, grupo de pagode apresenta turnê comemorativa aos 30 anos de carreira.

Soweto cantará seus grandes sucessos, que o fizeram um dos grupos mais importantes do pagode nos anos 1990. FOTO: DIVULGAÇÃO
Soweto cantará seus grandes sucessos, que o fizeram um dos grupos mais importantes do pagode nos anos 1990. FOTO: DIVULGAÇÃO

O grupo Soweto apresenta em Belém o show da turnê “Sow3t0”. A banda de pagode que foi sucesso nos anos 1990 se apresenta neste domingo,15, a Belém. O show terá no Espaço Náutico Marine Club, com abertura dos portões a partir das 17h. O evento conta ainda com os artistas Nosso Tom e Ana Clara.

O grupo eternizou sucessos como “Derê”, “Farol das Estrelas”, “Refém do Coração” e “Estrela da Paz”. Juntamente com Belo nos vocais, o Soweto está de volta aos palcos para celebrar as três décadas de carreira em uma série de 30 shows pelo Brasil.

Grupo começou em barzinhos cantando sucessos de outros artistas

Os músicos Crisevertom, Robson Buiu, Claudinho Oliveira, Digo, Marcinho e Belo formaram o Soweto para cantar em barzinhos, a fim de cantar sucessos de artistas que eram referência para os integrantes. O nome veio de uma música e é uma homenagem a Djavan.

O primeiro disco saiu em 1995 pela gravadora independente Five Star, intitulado “Vento dos Areais”. O CD teve boa repercussão, mas vendeu menos do que se poderia esperar. Entretanto, tal trabalho atraiu a atenção da gravadora multinacional EMI e o grupo foi contratado.

Tragédia abateu o Soweto após o primeiro disco

No ano seguinte, o Soweto gravou “Refém do Coração”, e enquanto o grupo aguardava ansioso por seu lançamento, uma tragédia se abateu sobre eles. Em julho de 1997, Robson Buiú foi assassinado durante uma tentativa de assalto, quinze dias antes do lançamento do álbum. Neste momento, Marcelo Pires, o Belo, foi convidado para assumir os vocais. Apesar da tragédia, o segundo disco do Soweto vendeu 100 mil cópias em apenas três meses de lançamento, proporcionando ao grupo seu primeiro disco de ouro.

Em 1999, o terceiro CD, intitulado “Farol das Estrelas”, vendeu 1 milhão e meio de cópias, ganhando assim um Disco de Diamante. No ano seguinte, o vocalista Belo deixou o grupo para seguir carreira solo, sendo substituído por Henrique Santos.

Nova formação para celebrar na turnê Sow3t0

Ainda em 2000, o Soweto lançou “Fotografia”, quarto álbum do grupo, e último pela EMI.  Sucessos como “Amor Demais”, “Boa Sorte” e “Fotografia” renderam mais de 150 mil cópias vendidas. No final de 2011, Dado Oliveira assumiu os vocais do grupo, que passou a trilhar um novo caminho.

Atualmente, após algumas mudanças na formação e alguns trabalhos lançados, o Soweto volta a se encontrar com Belo, que construiu uma sólida carreira solo. Juntos, eles vão celebrar a trajetória de um dos maiores grupos de pagode do Brasil e marcar mais uma época.

IMPERDÍVEL

Soweto 30 Anos

Quando: Domingo (15/09), abertura dos portões às 17h.

Onde: Espaço Náutico Marine Club (Av. Bernardo Sayão, 5232, ao lado da UFPA)

Quanto: R$120 (pista) e R$ 350 (lounge open bar), ambas no valor de meia solidária – com doação de 1k de alimento não-perecível. Ponto de Vendas: Lojas Chillibeans (Boulevard, Pátio Belém, Castanheira, Bosque Grão Pará e Parque Shopping).

Mais informações: (91) 98152-4202/97400-9750.