Entretenimento

Simone receberá prêmio especial no Grammy Latino

Cantora brasileira está entre os artistas laureados pelo conjunto da obra em contribuição à música latina FOTO: RODRIGO MARQUES/DIVULGAÇÃO
Cantora brasileira está entre os artistas laureados pelo conjunto da obra em contribuição à música latina FOTO: RODRIGO MARQUES/DIVULGAÇÃO

A cantora Simone será homenageada na edição deste ano do Grammy Latino com o Prêmio à Excelência Musical, concedido aos intérpretes que durante suas carreiras fizeram contribuições criativas de excepcional valor artístico para a música latina e suas comunidades.

O prêmio chega no marco dos 50 anos do primeiro registro da carreira da cantora baiana, com o LP autointitulado de 1973, que traz sua interpretação para clássicos da MPB como “Bandeira Branca”, “Caminho do Sol” e “Tudo que Você Podia Ser”. Desdelá, construiu uma trajetória com interpretações personalíssimas de compositores como Roberto Carlos e Milton Nascimento, que a fizeram uma das cantoras mais populares no Brasil.

Simone fez sucesso com suas versões para “O Que Será (A Flor da Pele)”, de Chico Buarque, “Começar de Novo”, de Ivan Lins, e “Iolanda”, versão de Chico para a música de Pablo Milanés, além de ter emplacado sua voz em trilhas e abertura de novelas e séries como “Malu Mulher” (Globo), exibida em 1979. Os mais jovens talvez a conheçam mais pelo hit “Então É Natal”, que se tornou indefectível nas festas de fim de ano das famílias brasileiras.

Além dela, outros artistas latinos serão agraciados com o reconhecimento em um evento durante a Semana do Latin Grammy, previsto para começar em 12 de novembro, na Espanha.

Além dela, serão agraciados com o prêmio a cantora espanhola Carmen Linares, o mexicano Mijares, o músico cubano Arturo Sandoval, o trio argentino Soda Stereo e a estrela pop espanhola Ana Torroja.

O Grammy também anunciou os prêmios da Junta Diretiva para o baterista e percussionista peruano Alex Acuña, para o cantor, compositor e produtor argentino Gustavo Santaolalla e o músico porto-riquenho Wisón Torres.

“Estamos muito honrados com a oportunidade de reconhecer essas grandes figuras ibero-americanas, cujo legado musical continua a inspirar as novas gerações”, disse Manuel Abud, CEO da Academia Latina da Gravação, entidade responsável pelo Grammy Latino.

“Esperamos poder celebrar suas virtuosas trajetórias durante a Semana do Latin Grammy em Sevilha, em novembro”, completou.

A entrega do Grammy Latino está marcada para 12 de novembro de 2023, no Teatro Lope de Vega, em Sevilha, na Espanha.

*Com informações de assessoria.