Entretenimento

Simone Almeida canta para os apaixonados no Margarida Schivasappa

Há mais de dez anos, a cantora Simone Almeida dá vida a canções que embalam os apaixonados em shows de comemoração ao Dia dos Namorados.
Há mais de dez anos, a cantora Simone Almeida dá vida a canções que embalam os apaixonados em shows de comemoração ao Dia dos Namorados.

Wal Sarges

Há mais de dez anos, a cantora Simone Almeida dá vida a canções que embalam os apaixonados em shows de comemoração ao Dia dos Namorados. Neste dia 12 de junho, às 20 horas, a artista pretende repetir o sucesso das apresentações, desta vez, no Teatro Margarida Schivasappa, em Belém, e com novidade no repertório, que só contemplará composições paraenses.

Com direção musical de Davi Amorim – que também tocará violão –, o show conta com as presenças dos músicos Alex Barros (teclados), Eúde (contrabaixo) e Edvaldo Cavalcante (bateria). A noite terá ainda participações especiais da banda Warilou, Malaguetta Trio, Olivar Barreto e Almirzinho Gabriel.

O show será dividido em quatro blocos a partir de temas específicos. “São algumas fases pelas quais um relacionamento amoroso passa normalmente: a conquista, o ápice do amor, a separação – quando acontece – e o recomeço. Cada bloco desses tem um artista convidado. Recebê-los e dividir o palco com cada um deles é uma das coisas que mais amo fazer. Cada ano, mudam os convidados”, relata a cantora.

No repertório desta edição, o show traz apenas músicas paraenses ou compositores que adotaram o estado e se consolidaram na cena regional. “Além dos convidados, eu interpretarei músicas daqui. Uma delas é ‘Céu Estrelado’, que eu fiz a letra e foi musicada por Renato Rosas. A outra é ‘Como Não te Amar’, letra minha e melodia e refrão do Eudes Fraga. Esta é inédita e foi feita especialmente para o show”, adianta Simone, que diz misturar suas próprias experiências e inspirações às letras. “As letras geralmente têm a ver com a minha vida e meus relacionamentos. Hoje, estou começando a fazer diferente. A música que fiz para o show, por exemplo, tem a ver com uma experiência que eu tive de amor”.

HOMENAGEM

Simone Almeida conta que fará uma homenagem a Tonny Brasil, que faleceu no último dia 2 de junho. “Vou fazer uma homenagem ao Tonny Brasil, cantando ‘Meu Amor é Todo Seu’. Vai ter ainda ‘Ai, Menina’, de Lia Sophia, [músicas de] Eudes Fraga, Nilson Chaves, Rock Sandres, Luiz Pardal e ainda músicas da banda Fruta Quente, que tem um vasto repertório para esse período. Diversifiquei mesmo, o show está totalmente diferente dos outros anos”, afirma Simone, que ainda incluiu composições de Edilson Moreno, Magno (“Amor, Amor”) e Firmo Cardoso e Dino Souza (“Ao Pôr do Sol”).

As canções merecem grande destaque porque são elas que emocionam o público e inspiram atitudes grandiosas em relação ao amor, diz Simone. “Teve gente que já até se casou depois do show, com direito a um espaço no palco durante a apresentação para o rapaz fazer o pedido de casamento. Já recebi convite de homens e mulheres, por exemplo, para cantar apenas a música ‘Meu Grande Amor’ como forma de homenagear o amado em cerimônias de casamentos”, cita a cantora, relatando que chorava junto com os convidados ao cantar um de seus maiores sucessos.

Simone diz que quando o show completou dez anos, a produção do evento reuniu diversas fotografias dos casais da plateia e produziu um banner que foi utilizado na decoração da apresentação, como uma forma de agradecimento ao público que sempre participou dos shows. “Ouvi muitos relatos de que as músicas incentivam as pessoas em seus relacionamentos. Algumas delas se reconciliaram, especialmente por causa da música ‘Meu Grande Amor’, que fez parte da vida delas. Inclusive o show começou a partir dessa música, quando a jornalista Márcia Freitas, que era a produtora do show, teve a ideia de fazê-lo em homenagem ao Dia dos Namorados”, lembra a cantora.

A artista considera que é uma forma de reconhecer o artista e sua obra, ao ser prestigiada e sentir que cativa as pessoas por mais de uma década. “O sentimento mais importante que a gente tem na vida é o amor mesmo. É ele que leva à caridade e a todas as coisas positivas em nossa vida. A Palavra de Deus diz que ele nos amou primeiro porque nós temos a capacidade de amar, e eu fico muito feliz de poder fazer parte da vida e das histórias de amor das pessoas, através de ‘Meu Grande Amor’ também”.

Um dos pontos importantes do show é a arrecadação de alimentos não-perecíveis que serão destinados para as famílias vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. Todos os pagantes terão de levar alimentos. “Sempre fiz questão de fazer esse trabalho social nos meus shows”, destaca Simone.