Entretenimento

Série documental destaca cantoras da região Norte

Dayse Addario idealizou o projeto Foto:Marivaldo Pascoal/divulgação
Dayse Addario idealizou o projeto Foto:Marivaldo Pascoal/divulgação

Texto: Aline Rodrigues

MC Ira é a primeira artista em destaque no projeto “Passando a Voz – O Canto Feminino na Música Paraense”, idealizado pela cantora Dayse Addario, que traz vídeo-documentários com várias intérpretes do estado. O episódio da rapper estará no ar desde quinta-feira, 10, no canal da Zarabatana Produções no YouTube.

“Conhecemos nossas cantoras por suas vozes, músicas interpretadas, participações em shows e festivais, mas muito pouco sabemos como foi a construção de sua história, sua vida que influencia os palcos e que é influenciada por eles. Assim surgiu a vontade de conhecer mais sobre algumas destas cantoras e como elas se reconhecem em suas trajetórias, enquanto intérpretes na música paraense”, conta Dayse Addario.

As cantoras Alba Maria e Renata Del Pinho, além da própria Dayse, também participarão do projeto, que terá cinco episódios exibidos semanalmente. “Diariamente são publicados shorts e stories pelo Tik Tok e Instagram, que já trazem informações relâmpago sobre alguma cantora. Depois de lançados pelo YouTube, os capítulos serão lançados em podcast. Os relatos estão sendo surpreendentes e emocionantes!”, garante Addario.

Confira o depoimento de MC Ira

Dayse Addario conta que quando se debruçou para a pesquisa sobre as cantoras, buscando referências bibliográficas e fontes de informações em discos, LPs, CDs, livros, dicionários especializados e releases, se deparou com muitas artistas que não conhecia, outras que conhecia muito pouco, logo, foi difícil escolher quem participaria do projeto, pois seria inviável convidar todas.

“Não poderia convidar todas ou mesmo falar sobre todas as que viveram em outros momentos de nossa história musical. Então, tive que eleger alguns critérios, como incluir cantoras que representassem alguns momentos cronológicos de nossa história. Uma certa representatividade”, explica.

São cinco cantoras que farão seus relatos e também cantarão, “falarei sobre algumas que movimentaram a música paraense em outras décadas e algumas que partiram recentemente e que ainda sentimos o gosto da saudade”, adianta Addario.

Outra dificuldade tem sido conciliar a agenda das artistas. “Até o momento temos alguns relatos gravados. A primeira, da cantora MC Íra, vai ao ar esta semana. Outros estão em fase de edição. Há as que precisamos só encontrar o dia bom para gravação. Nos próximos capítulos, que irão ao ar semanalmente, reservamos surpresas muito agradáveis”, diz, em tom de suspense.

MC Íra faz o depoimento de estreia da série Foto: Emília Miranda/divulgação

Para a cantora e compositora Renata Del Pinho, é um privilégio participar de um projeto com tamanha relevância. “Hoje talvez não tenhamos a dimensão disso, mas para as gerações vindouras haverá um material incrível registrado. Poderão conhecer muito mais quem somos nós, cantoras do Norte do Brasil. Poderão se inspirar, se envolver mais ainda com a sua própria cultura. Eu estou muito feliz, honrada e emocionada”.

O projeto tem produção musical de Ziza Padilha, direção artística de Cibelle J. Donza, captação de imagem de Renato Pinheiro, captação de áudio de Carlos Vale, identidade visual de Edvaldo Souza, fotografias de Marivaldo Pascoal, Renato Pinheiro e Dayse Addario; foi gravado, editado e mixado no Zarabatana Studio; sendo uma realização do Conexões Midiáticas, Associação Namazonia e Governo do Pará, por meio da Fundação Cultural do Pará.