A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) deu início, na manhã desta segunda-feira (12), à 23ª Semana Nacional de Museus, com cerimônia realizada no auditório Eneida de Moraes, no Palacete Faciola, em Belém. A abertura contou com a presença de representantes de diversas instituições culturais. A programação, de abrangência nacional e coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), segue no Pará até o próximo domingo (18), com diversas ações e entrada gratuita em museus.
“Nessa Semana dos Museus, ressaltamos a importância da efetivação do acordo de cooperação técnica firmado entre a Secretaria de Cultura e o Ibram, que estabelece uma agenda de trabalho até 2027, voltada para os desafios do contexto amazônico e estadual. A presença do Ibram é fundamental para a implementação de políticas públicas, e já temos, nesta semana, um primeiro passo: a vinda de profissionais para qualificação de agentes museais por meio de oficinas”, afirmou Armando Sobral, diretor do Sistema Integrado de Museus e Memoriais do Pará.
Participaram da cerimônia o secretário de Estado de Cultura do Pará em exercício, Bruno Chagas; a coordenadora do Escritório do Ministério da Cultura (MinC) no Pará, Telma Saraiva; a presidenta do Ibram, Fernanda Castro; a conselheira do Comitê do Programa Ponto de Memória e membra do Fórum de Museus da Amazônia, Maria das Graças Santana; e a pesquisadora Dayseane Ferraz, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará.
Ainda durante a manhã, as representantes do Ibram apresentaram o monitoramento do Plano Nacional Setorial de Museus 2025, além da Carta de Fortaleza, documento elaborado no 8º Fórum Nacional de Museus, realizado no ano passado, em Fortaleza (CE).
Fernanda Castro destacou que esta é a primeira edição de 2025 do programa (Re)conexões, criado em 2024 para promover a construção participativa das políticas públicas do Ibram. “A Secretaria de Cultura do Pará tem se empenhado nesse processo de aproximação. Nosso agradecimento vai além do evento: é pela parceria consolidada. Até 2027, temos como meta estabelecer sistemas estaduais de museus em todas as unidades da Federação. E, aqui no Pará — território estratégico para mobilizar as Amazônias e a região Norte — essa parceria já apresenta frutos concretos”, destacou a presidenta do Ibram.
À tarde, a programação seguiu no Museu do Estado do Pará (MEP), com a formação de Grupos de Trabalho, debates e apresentação de relatórios.
Destaques da Programação
Entre os destaques da programação ao longo da semana, está a Feira Preta, que será realizada no Centro Cultural Palacete Faciola, com foco na valorização e visibilidade da cultura das comunidades quilombolas de Tomé-Açu. Além disso, a agenda conta com oficinas, lançamentos, mesa-redonda, visitas, entre outras atividades. Confira no box.
a semana
23ª Semana Nacional de Museus
De 13 a 18 de maio – Gratuidade para visitação em todos os museus
l Dia 13/05
9h às 12h e de 14h às 17h – Oficina de elaboração de plano museológico
Onde: Auditório do Museu da Imagem e do Som – Palacete Faciola
l Dia 14/05
9h às 12h e de 14h às 17h – Oficina de acervos digitais: Plataforma Tainacan
Onde: Auditório do Museu da Imagem e do Som – Palacete Faciola
*levar notebook ou tablete para as atividades
l Dia 15/05
9h às 10h – Lançamento da Rede Virtual de Museus e Pontos de Memória do Pará
l Dia 16/05
9h às 12h – Diálogos com Patrimônio: Mesa-redonda Patrimônio Cultural Quilombola: ancestralidade e memória da comunidade de Vila do Socorro Mariquita em Tomé-Açu.
Onde: Salão das Artes – MEP
Palestrantes: Domingos Prudente Freitas (Amaquim); Paulo Canto (MEP/SIMM/Secult); Cristina Sena (MPEG); Kelton Mendes (Amazônia Arqueologia) e Duda Conceição (Amaquim/Mocambo)
11h15 – Visita à Reserva Técnica do MEP
14h – Visita ao Museu da Imagem e do Som – Expo “Tó Teixeira, Mergulho na Vida e Obra” (Palacete Faciola)
14h às 17h – Roteiro Patrimonial – Breve imersão na história do Pará
Onde: Reserva técnica Arqueologia/Museu do Estado do Pará; Museu Forte do Presépio; Museu Casa das 11 Janelas
14h às 17h – Feira Preta – Grupo de Mulheres Quilombolas Rosas Negras/Quilombo Socorro Mariquita-Tomé-Açu
Onde: Museu da Imagem e do Som – Palacete Faciola
15h – Mesa-redonda Empoderamento e trabalho: as práticas artísticas, culturais, políticas das mulheres artesãs do Quilombo Socorro Mariquita.
Onde: Museu da Imagem e do Som – Palacete Faciola
16h15 – Exibição do documentário “Tó, Violão Mestre“, de Felipe Cortez.
Onde: Museu da Imagem e do Som – Palacete Faciola