Entretenimento

Sambistas se unem em show solidário por comunidade de Outeiro

A Roda de Samba Fé no Batuque é uma das atrações. FOTO: Amarilis Marisa/Divulgação
A Roda de Samba Fé no Batuque é uma das atrações. FOTO: Amarilis Marisa/Divulgação

Um ato solidário reúne sambistas da cena paraense em um show nesta sexta-feira, 23, antevéspera de Natal. O grupo Roda de Samba Fé no Batuque e os cantores Iara Mê, Diogo Rosa e Marta Mariana se apresentam na inauguração do bar Mironga, localizado no bairro da Campina, em Belém, em prol da arrecadação de alimentos a famílias da comunidade do Itaiteua, em Outeiro, distrito da capital, em parceria com a Associação Umbandista Recantos dos Orixás e Mãe Mariana (Auroma).

A associação desenvolve um trabalho de mais de 10 anos na comunidade. Segundo Suely Tanaka, que coordena a Auroma, o bairro de Outeiro foi escolhido como alvo da ação por concentrar um grande número de famílias carentes. “A associação já desenvolve um trabalho junto a essa comunidade, onde a nossa sede está instalada. A partir dessa ação, articulada junto a artistas que têm compromisso com a causa social, e com o bar Mironga, a gente espera contribuir para um início de ano com comida no prato para essas famílias”, diz.

Geraldo Nogueira, da Roda de Samba Fé no Batuque e do Samba na Feira do Açaí, foi responsável por convocar os demais artistas que prontamente se somaram à causa. “Nesta sexta-feira, 23, em parceria com o Mironga Bar, a Roda de Samba Fé no Batuque vai fazer uma ação para arrecadação de alimentos lá para a comunidade do Itaiteua, em Outeiro. A programação começa às 17h e a batucada, às 20h. Traz o teu quilo de alimento e vem com a gente, vem curtir o som”, convida.

A Roda de Samba Fé no Batuque existe há oito anos em Belém e nasceu realizando uma ocupação cultural de resistência, conscientização e valorização da arte, da cultura popular e de artistas locais an Feira do Açaí. Idealizada pelo cantor e compositor paraense Geraldo Nogueira, a roda sempre reúne grandes musicistas, sambistas e intérpretes na banda base e seus convidados especiais para cantar sambas autorais, amazônicos e atrelado às religiões de matriz africana, além de apresentar ao público uma nova geração de intérpretes e compositores do samba paraense.

Evelyn Ferreira, proprietária do Mironga, que recebe toda essa turma deforma inédita, explica que o bar surge com o objetivo de combater a intolerância religiosa, promover acesso à cultura e vinculado a projetos sociais, sendo natural esse encontro com o Roda de Samba Fé no Batuque. “O Mironga nasce já com a ideia de fazer parcerias junto a ações e artistas em benefício a comunidades carentes. Somos empreendedores de Outeiro, umbandistas e temos compromisso com o desenvolvimento da ilha. A nossa inauguração já traz esse recado”, reforça.

COLABORE

Show solidário com Roda de Samba Fé no Batuque, Iara Mê, Diogo Rosa e Marta Mariana arrecada alimentos a comunidade de Outeiro
Quando: Hoje, 23, a partir das 17h
Onde: Bar Mironga (Rua Caetano Rufino, 77 – Campina – Em frente à Igreja da Trindade)
Quanto: R$ 13 (couvert) e opcional de levar 1 kg de alimento não perecível.