TEXTO: ALINE RODRIGUES
A edição de maio do Samba da Feira do Açaí ocorre nesta sexta-feira, 5, a partir das 20h, com o tema “Batucada do Trabalhador”, em alusão ao feriado do Dia do Trabalhador, no último dia 1º de maio. “Resolvemos fazer essa homenagem, até porque fazemos o evento numa feira. A gente tem lá os trabalhadores do açaí toda noite. Inclusive, a festa acaba sendo uma distração para eles também, que são nosso público. Tem os atravessadores, barraqueiros, os próprios feirantes, donos de quiosque de lanchonete, os nossos parceiros ambulantes, vendedores de bebidas. São todos trabalhadores que serão homenageados nesta edição”, destaca a DJ Jack Sainha, que é produtora do evento e abre a batucada com sua discotecagem.
NOITE TERÁ LAMBADA SOCIAL CLUB
Nesta edição, a festa vai além da roda de samba, pois tenta diversificar as participações, colocando artistas de ritmos variados para dar ao trabalho deles oportunidade e visibilidade. “A gente vai ter Lambada Social Club, que é um projeto novo, que também vem fazendo ocupações culturais, uma proposta parecida com a nossa, por isso nós chamamos eles para fazerem essa participação. Tem também o Carimbó Zimba da Capital, um grupo que faz carimbó de mangueio, que é fazendo o carimbó itinerante no Ver-o-Peso, passeando nas barracas, apresentando a sua arte”, detalha Jack Sainha.
A Lambada Social Club, formada pelos músicos Eduardo Barbosa (guitarra), Henrique Maia (baixo), Negron (teclado, sanfona e vocal), Mariano Júnior (bateria e vocal) e Dinei Teixeira (percussão), realiza sua Roda de Lambada uma vez ao mês, na Praça do Carmo. O grupo reúne ali apreciadores deste ritmo caribenho adotado no Pará, assim como suas influências e derivações, levando para mais perto do público a riqueza musical paraense e amazônica.
FÉ NO BATUQUE RESGATA SAMBA DE RAIZ
A tradicional Roda de Samba Fé no Batuque, comandada por Geraldo Nogueira, pede passagem às 22h, para resgatar grandes sucessos do samba de raiz, além de músicas autorais. E eles não chegam sozinhos. Para esta edição especial, trazem as vozes de Ruth Costa e Tici Santos para junto da batucada. “Elas são duas sambistas, compositoras negras, inclusive mulheres empoderadas que vão fazer participação especial na roda de samba com a gente”, comenta Jack Sainha.
E terá ainda a discotecagem de Gabi Matos, que fará o encerramento do “Batuque do Trabalhador”, a partir da 00h30. “A Gabi é uma DJ paraense que mora há dez anos em Goiânia e participa pela segunda vez do Samba da Feira do Açaí. É sempre uma honra a gente receber os nossos que estão fora e chegam para matar a saudade e acabam tocando colaborativamente com a gente”, destaca Jack Sainha.
ENTRE NA RODA
Batuque do Trabalhador do Samba da Feira do Açaí
Quando: Hoje, 5, a partir das 20h
Onde: Feira do Açaí (Tv. Marquês de Pombal, Campina, Complexo do Ver-o-Peso)
Quanto: Gratuito