
O projeto Samba Batuque da Feira do Açaí está de volta ao seu local de origem para uma edição especial que celebra a cultura e a religiosidade afro-brasileira. Nesta sexta-feira, 1º de agosto, a partir das 20h, o evento promove uma roda de samba aberta ao público na histórica Feira do Açaí, na Cidade Velha. A edição de agosto, com o tema “Batucada dos Guardiões”, presta homenagem a Exu e Pombagiras, entidades cultuadas nas religiões de matriz africana.
Organizado pelo grupo Fé no Batuque, o evento, que ocorre desde 2020, se firmou como um ponto de encontro para os amantes do samba de raiz na capital paraense. O cantor e organizador Geraldo Nogueira destaca o propósito do projeto: “Nosso projeto tem várias bandeiras de valorização cultural. Então, além do samba, que é ancestral, o evento também busca valorizar a religiosidade e a cultura afro-brasileira, desfazendo preconceitos, racismos e intolerâncias religiosas”.

Atrações musicais e convidados especiais
A roda de samba Fé no Batuque será a anfitriã da noite, recebendo diversos artistas que apresentam clássicos do samba e músicas de terreiro. Para esta edição, a programação conta com a participação especial do Coral Matamba, considerado o primeiro coro afro do estado e da região Norte, que trará um repertório de música afro-brasileira, cantos e rezas. O grupo Samb’Axé também se junta à festa, com performances de música e dança que celebram a ancestralidade africana.
A noite começa com a discotecagem da DJ Jack Sainha, que comanda a abertura do evento com seu set de sambas e “afrobrasilidades”.
O Samba Batuque Feira do Açaí é um projeto cultural e sem fins lucrativos que busca democratizar o acesso à arte e ao lazer em um importante espaço público da cidade, unindo a paixão pelo samba à valorização da cultura afro-brasileira.
SERVIÇO
Data: 01/08/2025, sexta-feira
Hora: 20h
Local: Feira do Açaí. R. Ladeira do Castelo. Cidade Velha, Belém
Informações: 91 98124-1363 / 91 98203-8913