Entretenimento

Roda de Samba Fé no Batuque e Banda do Bloco aninam último Trapichar

A Roda de Samba Fé no Batuque é uma das anfitriãs do projeto que movimenta as quintas-feiras deste mês de julho. FOTO: DIVULGAÇÃO
A Roda de Samba Fé no Batuque é uma das anfitriãs do projeto que movimenta as quintas-feiras deste mês de julho. FOTO: DIVULGAÇÃO

 

O último final de semana de julho se aproxima e Belém tem opção para quem não vai viajar e quer curtir a reta final do mês de férias à beira do rio, com cerveja gelada, pôr do sol, samba e Música Popular Brasileira (MPB). O “Trapichar” realiza sua última edição hoje, 27, com apresentação dos grupos Roda de Samba Fé no Batuque e Banda do Bloco, com participação do Égua do Samba, Zé Diogo e DJ Jack Sainha. A programação tem início às 17h e ocorre no Maloca das Amazonas (Passagem Carneiro Da Rocha, 7, Cidade Velha). O ingresso custa R$ 20.

Quem comandou a programação ao longo das quatro quintas-feiras do mês foi a Roda de Samba Fé no Batuque, liderada pelo músico Geraldo Nogueira. O grupo ficou responsável por convocar os diversos artistas que passaram pela Maloca das Amazonas no “Trapichar”, em uma celebração ao verão amazônico e à música paraense e brasilidades. Para hoje, o Fé no Batuque promete que não vai faltar o samba raiz, marca registrada do grupo, conhecido na cidade por organizar a roda de samba da Feira do Açaí.

“Muita gratidão por estar mais uma quinta-feira no ‘Trapichar’, levando o melhor da nossa cultura popular do samba e do carimbó àqueles que optaram por ficar em Belém nesta reta final do mês de julho”, destaca Geraldo, que adianta que o evento continua no mês de agosto. “Prometemos entregar mais uma semana de música boa, no clima de pôr do sol em pleno verão amazônico, que se tornou a marca do ‘Trapichar’, um projeto iniciado neste mês de julho, mas a gente já adianta que continua em agosto com novidades para o público”, acrescenta.

Banda do Bloco faz repertório com brasilidades

Parceiro do Fé no Batuque na idealização do “Trapichar”, a Banda do Bloco conquistou o público nas últimas semanas com seu repertório carregado de brasilidades, dando nova roupagem a sucessos da MPB. Para o grupo, o sucesso do evento está na proposta de fazer uma festa em consonância com os ideais de preservação da natureza, ambiente principal do “Trapichar”, que ocorre na Maloca das Amazonas, às margens da Baía do Guajará.

“Chegamos à última edição do ‘Trapichar’ no mês de julho e a gente espera que seja uma grande celebração entre amigos e amantes da música brasileira. A gente busca trazer essa mensagem de conscientização e respeito à natureza e aos ambientes que só a nossa cidade oferece. Estamos à beira do rio e do mangue, então é importante usar isso como forma de conscientização do público, além de curtir muito a festa. Vem Trapichar!”, diz Larissa Leite, vocalista da Banda do Bloco.

O músico Zé Diogo abrirá a programação às 17h. “Arrisco dizer que o Maloca das Amazonas tem o melhor pôr-do-sol de Belém. De fato, tu tens não só uma vista, mas músicas que vão da MPB ao samba, passando pela música atual à mais antiga. Eu inicio o evento com um repertório de grandes clássicos da brasilidade, com um arranjo próprio. Toco no horário mais privilegiado do evento, que é o pôr-do-sol, então fica muito agradável, portanto indico às pessoas que cheguem cedo”, dá o recado. O Égua do Samba completa a programação: “A gente só pode dizer que vai ser top demais. Estaremos por lá mandando muito samba e muito pagode, e você é nosso convidado especial. A gente se encontra amanhã, hein?”, convida o músico Nani Albuquerque.