Entretenimento

Roda de samba em prol de pessoas com HIV

Programação realizada pelo Fé no Batuque arrecada

alimentos para o Comitê Arte Pela Vida em Belém
Programação realizada pelo Fé no Batuque arrecada alimentos para o Comitê Arte Pela Vida em Belém

Tem início neste domingo, 7, o Batuque Beira de Rio & Pôr do Sol. A programação, que une cultura popular, vista para o rio, empreendedorismo e solidariedade, ocorrerá em todos os domingos de abril no Mormaço Bar & Arte, situado no bairro da Cidade Velha, em Belém. A entrada é um quilo de alimento não perecível. Nesta semana, a Roda de Samba Fé no Batuque, o Carimbó Selvagem e a DJ Iza comandam a festa.

Os alimentos arrecadados serão destinados ao Comitê Arte Pela Vida, organização que atua há quase 30 anos com pessoas que vivem com HIV e doentes de Aids, especialmente àqueles em situação de vulnerabilidade social, na capital paraense. O grupo é formado por voluntários e promove diversas ações ao longo do ano para garantir as doações.

Além das atrações musicais, o estacionamento do Mormaço terá feira com mais de 30 expositores autorais do projeto Empreendedorismo Circular, incluindo comidas típicas, “churrasquinho de gato” e copão com valor promocional.

O Batuque Beira de Rio & Pôr do Sol é uma realização do Roda de Samba Fé no Batuque, que semanalmente convidará diferentes artistas da cultura popular paraense para a festa, somando esforços em prol do trabalho do Comitê Arte Pela Vida. A banda é formada por Geraldo Nogueira (pandeiro e voz), Fred William (flauta), Neto Castro (violão e voz), Leandro Lima (cavaco e voz) e Preto Cabano (percussão).

No repertório do show, grandes clássicos do samba, de nomes como Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Alcione e Arlindo Cruz, e músicas autorais. “Convidamos a todos para mais um evento repleto de cultura popular e com uma intenção muito nobre que é de contribuir para o importante trabalho realizado pelo Comitê Arte Pela Vida. O samba sempre cumpriu um papel social e dessa vez não é diferente”, celebra Geraldo Nogueira.

Convidado da primeira edição do projeto, o Carimbó Selvagem nasceu das ocupações de ruas, praças, feiras e mercados de Belém. O grupo é formado por Gabiru Cigano, Astrum Zion, Luan Monteiro, Jadson Maiandeua e Heron Rodrigues. Nos shows, apresenta letras autorais, além dos carimbós que marcaram época e a estética da música popular regional paraense. “Esse evento vai ser uma verdadeira união da cultura popular, com muito samba e carimbó, tudo isso tendo como pano de fundo o pôr do sol e à beira do rio”, diz Gabiru.

O coordenador do Comitê Arte Pela Vida, Davidson Porteglio, também comemora a parceria: “Essa colaboração é muito importante, pois ajuda e fortalece pessoas que vivem com HIV em situação de extrema necessidade, pessoas que o Comitê abraça junto a inúmeros colaboradores. Então, esse é o projeto, vamos fortalecer e aplaudir o grupo Fé no Batuque e levar o alimento”, finaliza.