Entretenimento

Renascer encena a “Paixão de Cristo” no Santuário São Judas Tadeu

Os passos do calvário de Cristo serão divididos entre as três noites, numa sequência até a crucificação, encerrando na sexta-feira. FOTO: arquivo são judas tadeu
Os passos do calvário de Cristo serão divididos entre as três noites, numa sequência até a crucificação, encerrando na sexta-feira. FOTO: arquivo são judas tadeu

Aline Rodrigues/Diário do Pará

A tradicional encenação “A Paixão de Cristo”, uma montagem do grupo teatral Renascer, do Santuário de São Judas Tadeu, no bairro da Condor, volta a ser realizada. Com 55 anos de história, a programação foi pensada para levar o Evangelho aos jovens da comunidade e este ano contará com três sessões: hoje, 4, amanhã, 5, e na sexta-feira, 7, com acesso gratuito e livre para o público de todas as idades.

O espetáculo ocorre em 20 atos, divididos entre as três noites de apresentações, iniciando às 19h, no salão social do Santuário. Na estreia, nesta terça-feira, serão seis atos: “Batismo de Jesus”, “Tentação”, “Sermão da Montanha”, “Samaritana”, “Jesus é ungido por Madalena” e a “Morte de João Batista”. “É um roteiro que não se repete”, pontua Flávio Lima, um dos diretores cênicos do espetáculo.

Na quarta-feira, 5, acontecem os atos: “Transfiguração”, “Entrada em Jerusalém”, “Ressurreição de Lázaro”, “Jesus no Templo”, “Traição de Judas”, “Lava-pés” e “Santa Ceia”. Na última noite, sexta-feira, acontece a encenação dos atos: “Horto das Oliveiras”, “Negação de Pedro”, “Jesus Perante Caifás”, “Jesus Perante Pilatos I e II”, “Jesus Perante Herodes”, “Flagelação”, “Caminhada” e “Crucificação”.

“As duas primeiras apresentações serão dentro do salão paroquial, com toda uma estrutura de som e luz. E na sexta-feira é feita no estacionamento do santuário, de onde a gente se prepara para fazer a crucificação e sai pelas ruas do bairro para uma caminhada, como se fosse o calvário para a crucificação de Cristo”, detalha o diretor cênico.

O trabalho é executado com muita força de vontade pelos próprios jovens que atuam na peça, buscando arrecadar recursos para comprar materiais ao longo da preparação. “Essa foi a nossa grande luta desse ano, por ter enfrentado momentos mais críticos da pandemia e nem sempre as pessoas que ajudavam puderam ajudar este ano”, acrescentou ele.

O espetáculo mobiliza a participação voluntária de cerca de 50 a 100 pessoas trabalhando diretamente e indiretamente, entre atores, figurinista, aderecistas, cenógrafos e equipe contratada, como técnicos de som, luz, palco e maquiadores.

O projeto “A Paixão de Cristo” do Santuário de São Judas Tadeu proporciona uma alternativa ao enfrentamento dos crescentes índices de criminalidade e violência que a comunidade vem sofrendo. O grupo Renascer, responsável pelas apresentações, atua há nove anos, trabalhando com a valorização e o resgate das manifestações culturais religiosas, tais como as Pastorinhas, a Coroação de Nossa Senhora e outros espetáculos, com ações de capacitação em teatro, dança e outros.

ASSISTA

Encenação “A Paixão de Cristo”
Quando: Dias 4,5 e 7 de abril, a partir das 19h
Onde: Santuário de São Judas Tadeu (Av. Alcindo Cacela, 4195 – Condor)
Quanto: Gratuito