Reconhecido como um dos grandes nomes do wrestling profissional da década de 1980, o lutador Hulk Hogan, morto nesta quinta-feira (24), também marcou ampla presença no mundo da cultura pop.
Embora tenha feito da luta livre a sua carreira mais bem-sucedida, Terry Gene Bollea -cujo nome artístico foi inspirado pelo herói verde da Marvel- também se tornou uma estrela de Hollywood e participou de diferentes filmes e séries -mesmo que, em alguns casos, a partir de participações especiais.
Seus músculos e força entraram em contraste, principalmente, com os personagens cômicos que Hogan viveu, e que o consagraram no cinema de comédia.
Relembre os principais papéis que o lutador viveu nas telonas e na televisão. Junto das lutas de WWE, eles ajudaram a torná-lo célebre e a popularizar uma de suas marcas registradas -o seu famoso e influente bigode loiro, que cobria totalmente o seu lábio superior e descia até o queixo.
Principais Papéis de Hulk Hogan no Cinema e na TV
ROCKY 3 – O DESAFIO SUPREMO (1982)
Responsável por impulsionar a carreira de Hogan para o mainstream, ele dividiu a tela com Sylvester Stallone no terceiro capítulo da saga de Rocky Balboa. Na trama, ele interpreta Thunderlips, que lutador que é convidado para uma luta de exibição com o protagonista e que acaba resultando em empate.
Em 2017, em uma publicação feita em seu perfil do Instagram, Stallone relembrou a experiência e descreveu ter ficado assustado depois de levar um golpe de Hogan. “Hulk simplesmente não conhecia sua própria força”, escreveu o ator.
ESQUADRÃO CLASSE A (1983)
No episódio “Body Slam”, Hogan faz uma breve participação como um amigo de B.A Baracus e viveu um personagem com pavio curto e que se enfiava em discussões por praticamente qualquer motivo.
HULK HOGAN’A ROCK ‘N’ WRESTLING (1985)
Hogan foi o personagem principal dessa série animada que reuniu grandes estrelas do WWE e acompanhava as suas aventuras no mundo dos esportes.
NO HOLDS BARRED (1989)
O filme marcou o primeiro papel principal de Hogan e o apresenta como Rip, um lutador que reluta em assinar um contrato suspeito com o duvidoso executivo de televisão Brell. O antagonista, então, cria um novo programa de luta livre e lança a carreira de Zeus, um oponente assustador que pretende acabar com Rip.
O filme ficou reconhecido por suas lutas exageradas -não tão distantes das tradicionais disputas de luta livre- e foi produzido pela WWE e transmitido em conjunto com uma luta entre Hogan e Tommy ‘Tiny’ Lister, intérprete de Zeus, que foi exibida ao vivo.
GREMLINS 2 – A NOVA GERAÇÃO (1990)
Na sequência do clássico de Joe Dante, em uma das cenas mais marcantes do longa, a projeção do filme é interrompida pelos monstrengos. Somos transportados para um cinema com mãe e filho enfurecidos. Eles reclamam com um atendente e Hogan aparece como a solução.
Do meio da plateia, o lutador levanta, imponente, e pressiona os Gremlins que atrapalham o andamento da sessão. Um discurso cômico sobre a dificuldade de bancar os ingressos para ir ao cinema obriga as criaturas a retomar o longa.
COMANDO SUBURBANO (1991)
Nesta mistura entre comédia e ficção científica, Hogan interpreta o guerreiro intergaláctico Shep Ramsey, que mergulha numa missão para capturar o temido General Suitor. Após fracassar em sua missão, ele é forçado a tirar férias e acaba caindo no planeta Terra, onde convence uma família a lhe ceder um quarto por alguma semanas.
O SENHOR BABÁ (1993)
Ao interpretar um ex-lutador que acaba se tornando babá dos filhos de um brilhante professor, Hogan chamou ainda mais atenção para o contraste entre sua figura musculosa e seus personagens bondosos, reforçando sua vocação para os filmes de comédia -embora não fossem, exatamente, sucessos aos olhos da crítica.
THUNDER – MISSÃO NO MAR (1993 – 1995)
Criado pelos mesmos produtores de ‘S.O.S Malibu’ -na qual Hogan fez participações especiais-, o projeto surgiu como um filme para a televisão, lançado em 1993, deu origem a uma série que foi ao ar em 1994, mantida por apenas uma temporada, e ainda recebeu outros dois filmes -com materiais reeditados do seriado.
Na trama, Hogan vive o mercenário Randolph “Hurricane” Spencer em um quartel-general localizado em um resort tropical na Flórida, nos Estados Unidos. Com seu barco futurista chamado “Thunder”, ele e seu parceiro Martin Brubaker viajam pelo mundo e enfrentam uma série de criminosos e vilões.
UM AGENTE MUITO SECRETO (1996)
Ao dar vida, outra vez, a uma figura atrapalhada e musculosa, Hogan retorna como um vendedor de brinquedos que precisa enfrentar a morte da esposa junto de seu filho, Jeremy. Mal sabe ele que, na realidade, o emprego não passa de um fachada e seu pai trabalha como um agente secreto.
HERÓI POR ENGANO (1996)
Nessa comédia natalina, o lutador interpreta um milionário grosseiro e muito egoísta. Quando ele acaba sofrendo de amnésia, passa a acreditar que é o Papai Noel e resolve usar seus esforços para ajudar um orfanato ameaçado por planos do governo.
A ILHA DO DIABO (1997)
Nesse filme de ação, Hogan lidera uma tropa de fuzileiros navais que recebe a missão de resgatar atletas que são feitos de reféns por criminosos escondidos na temida Ilha do Diabo.
3 NINJAS – AVENTURA NA MEGA MOUNTAIN (1998)
Filme da saga de comédia e ação “3 Ninjas” em que os irmãos Colt, Rocky e Tum Tum se preparam para conhecer, em um parque de diversões, um ídolo de infância, o astro dos filmes de ação Dave Draggon, personagem de Hogan.
Quando um grupo de vilões resolve atrapalhar o encontro, os quatro se reúnem para salvar o dia.
COMANDO TÁTICO (1998)
Hogan interpreta Ben Cutter, um mercenário que se junta a Vince Dean, o filho de um antigo colega, para cumprir uma desafiadora tarefa: destruir um arsenal de armas que um bandido pretende vender para guerrilheiros do IRA.
HOGAN KNOWS BEST (2005)
Durante a sua carreira, o lutador teve um reality show parecido com “Keeping Up With the Kardashians”, que acompanhava o dia a dia de Hogan junto a sua ex-esposa, Linda Hogan, e os filhos Brooke Hogan e Nick Bollea.
A atração não foi bem recebida pela crítica e teve apenas duas temporadas.