O Theatro da Paz abriu suas portas, na noite desta quarta-feira (23), para um grupo especial de espectadoras: mulheres do sistema penal que participaram da produção dos figurinos da ópera Cobra Norato – Terras do Sem Fim, atração de estreia da 24ª edição do Festival de Ópera. As convidadas fazem parte da Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe), formada por reeducandas do Centro de Reeducação Feminino (CRF), em parceria com o projeto “Sons da Liberdade”.
O convite para acompanhar o ensaio geral é parte da política de valorização e reinserção social promovida pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). As internas são responsáveis pela finalização de figurinos usados nas produções do festival, o que garante a elas qualificação profissional e uma nova perspectiva de vida fora do sistema prisional.
Durante a prévia do espetáculo, que contou com a participação da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, a emoção foi evidente entre as presentes. Para Cassiane da Silva Ferreira, uma das internas, estar no Theatro da Paz foi mais do que um privilégio: “Eu sou muito grata pela Coostafe realizar esse sonho. Me sinto feliz por fazer parte disso. É um momento único”, afirmou, emocionada.
O diretor de Trabalho e Produção da Seap, Belchior Machado, reforçou a importância da iniciativa: “Projetos como o Sons da Liberdade capacitam e promovem a inclusão. As internas saem com conhecimento e preparo para o mercado de trabalho, o que é essencial para a reintegração social”.
A secretária de Cultura, Ursula Vidal, também destacou o impacto da ação: “O trabalho dessas mulheres carrega talento e sensibilidade. Poder ver os figurinos ganhando vida no palco é uma forma de emocionar e valorizar essas profissionais, além de contribuir para a reconstrução de histórias e futuros”.
Sobre o Festival
A 24ª edição do Festival de Ópera do Theatro da Paz tem início oficial neste sábado (26) com a estreia mundial da obra Cobra Norato – Terras do Sem Fim, inspirada no poema de Raul Bopp. A montagem será apresentada nos dias 26, 27, 29 e 30 de abril, sempre às 20h, marcando o início de uma programação que se estende ao longo do ano.
Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro e também pela plataforma Ticket Fácil, com valores entre R$25 e R$150.