Entretenimento

Rasec lança single e videoclipe “Jeitinho de Carnaval”

FOTO: KLEBER JOSÉ JR / DIVULGAÇÃO
FOTO: KLEBER JOSÉ JR / DIVULGAÇÃO

Os cortejos e bandas marciais que cortavam a cidade de Cametá nas manhãs de carnaval nos anos 1990 ainda estão frescos na memória de Rasec. O músico paraense de 26 anos acabou de lançar single e videoclipe inspirado nas festas que via da janela de casa, quando ainda morava na cidade natal, conhecida pela cultura e culinária. “Jeitinho de Carnaval” chegou às plataformas de streaming de música e vídeo nesta quarta-feira, 15, com uma letra que traz lamentações de um relacionamento que chegou ao fim.

Na semana em que o carnaval volta depois de dois anos de pandemia, Rasec decidiu mostrar uma versão diferente do que entende como a folia do Momo. “As memórias que eu tenho de Cametá são de um Carnaval raiz, do brincante que vai pra praça se sujar de Maizena, que acompanha os cortejos que passam na frente das casas e muitas dessas manifestações eram acompanhadas de marchinhas. O cametaense é muito criativo, muito festivo e autêntico. Acho que por isso eu tenho uma memória afetiva com as marchinhas. O interior está em mim e eu adoro fazer música trazendo essa raiz, essa origem”, lembra o artista.

MEMÓRIA AFETIVA

Em “Jeitinho de Carnaval”, Rasec une referências de diferentes gerações. Suas memórias trazem saudosismo do jeito antigo de curtir Carnaval ao mesmo tempo que os versos narram o fim de um relacionamento curto e próprio dos carnavais de agora. Esse é o pano de fundo para a história que também foi registrada no videoclipe da música, dirigido por Adriel Medeiros e Sirius, com apoio de Humberto Carvalho, Kleber José Júnior e Eveline Mendes.

Multi instrumentista e um dos compositores mais ativos da nova geração da música paraense, a veia artística de Rasec está na família há gerações, e suas referências de mestres de cultura estão dentro de casa. Ele lembra de “Mestre Zenóbio, saxofonista e líder do Cordão da Bicharada; Mestre Jânio, artista plástico que desde a infância a gente pintava e desenhava junto; Junior Gonçalves, violonista e cantor; Natalino Melo, que toca violão e canta pela noite. Todas essas formas de arte eu sinto que afloraram quem eu sou hoje e como eu faço música”, comenta o artista sobre alguns dos cametaenses que inspiraram seu trabalho.

A letra e melodia de “Jeitinho de Carnaval” tem assinatura de Rasec e foi gravada por Marcel Barreto, na Budokaos Records, onde também foi mixada e masterizada. A música ainda tem contribuições dos músicos Marcelo Athayde, no baixo, Anthony Epifânio, na guitarra e Pedro Guedes na bateria. Para ouvir esta e outras composições do artista, basta encontrá-lo nas plataformas de streaming de música e vídeo na internet.

Texto: Gustavo Aguiar (Especial para o Você)