PREMIAÇÃO

Raízes do Sol é campeã do concurso intermunicipal de quadrilhas 

Grupo do município de Castanhal levou ainda mais duas premiações Miss Negritude e a melhor coreografia com tema “Ciganos de Ouro”

Grupo do município de Castanhal levou ainda mais duas premiações Miss Negritude e a melhor coreografia com tema “Ciganos de Ouro”
Grupo do município de Castanhal levou ainda mais duas premiações Miss Negritude e a melhor coreografia com tema “Ciganos de Ouro”

quadrilha junina Raízes do Sol, do município de Castanhal, é a grande campeã do concurso intermunicipal promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult). A quadrilha Santa Luzia, de Belém, em segundo lugar na disputa e, em terceiro, ficou a Explosão Jovem, de Tracuateua. O concurso recebeu 71 inscrições, das quais 53 se apresentaram e 18 grupos foram desclassificados.

O concurso foi uma das principais atrações da programação oficial do Arraial de Belém, que promoveu festejos da cultura popular na capital da capital paraense e nos distritos de Mosqueiro, Icoaraci, Outeiro e Cotijuba. As quadrilhas campeãs receberam troféus e a premiação recorde, em dinheiro.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Cilene Sabino, fez uma avaliação positiva do Arraial de Belém, realizado no período de 26 a 29 de junho e 04 a 06 de julho, na praça Waldemar Henrique. “Eu quero parabenizar e agradecer todos os envolvidos na organização desse grandioso evento, em especial ao prefeito Igor Normando, que não poupou esforços para realizarmos o retorno do concurso intermunicipal de quadrilhas juninas, em 2025, com participação de grupos de todos os municípios polos do Pará”, disse a secretária, na tarde desta segunda-feira (7), na abertura da apuração das notas do concurso.

O superintende da Semcult, Aiuá Reis Queiroz, que coordenou a programação geral do Arraial de Belém, disse que o sentimento é de dever cumprido, considerando a diversidade da programação que priorizou e incluiu todos os segmentos da cultura popular de Belém e região das ilhas. Foram mais de três mil artistas, fazedores e fazedoras de cultura, músicos, corpo de bailes que entregaram apresentações que encantaram o público.

“As quadrilhas, em especial, entregaram verdadeiros espetáculos, com enredos baseados em história, arte e cultura do universo junino – ideais para se assistir com a família e vibrar com as apresentações”, analisou o superintendente.

Para finalizar o Arraial de Belém 2025, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, vai realizar uma confraternização com representantes das quadrilhas participantes na sala Vicente Salles, no Memorial dos Povos, em Belém.

O Arraial de Belém iniciou com espetáculos dos Pássaros e Cordões de Bicho realizados no teatro da Estação Gasômetro e Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha, em Icoaraci. Na praça Waldemar Henrique, centro de Belém, foram realizados espetáculos de Bois-Bumbás, Toadas, Carimbó, Grupos Parafolclóricos e shows artísticos.

Apuração avançou pela madrugada e agitou internautas em todo Pará

A apuração do concurso intermunicipal de quadrilhas juninas de 2025, avançou pela madrugada desta terça-feira (8). Já passava da meia-noite, quando foram anunciadas as juninas campeãs do maior concurso realizado na Região Metropolitana de Belém. A coordenadora do evento, Marlene Trindade, do Departamento de Ação Cultural (Deac/Semcult), era só gratidão. “Entregamos um dos melhores juninos de Belém”, disse a servidora, que fez a entrega da faixa da Miss da Terceira Idade, Telma Figueredo.

A contagem das notas dos jurados iniciou pelas misses da terceira idade. Sendo vencedoras: Telma Figueredo, primeiro lugar; Suzana Cabeça, segundo lugar, e Nilce Amaral, em terceiro. Em seguida, foram conhecidas as misses caipiras: Carla Beatriz Pinheiro, da quadrilha Roceiros do Bisturi – do município de Salinópolis, foi a campeã; a Miss Simpatia eleita foi Rosilene Lobato, da quadrilha Revelação Junina, do município de Abaetetuba; a Miss Negritude eleita foi Ana Caroline Cardoso, da junina Raízes do Sol, de Castanhal. A Miss Diversidade será conhecida, nesta terça-feira, em apuração on-line.

O concurso de Miss Melhor Idade voltou ao Arraial de Belém e garantiu inclusão e diversidade na programação

A última e mais esperada apuração começou por volta das 23h e só se encerrou nas primeiras horas da madrugada desta terça-feira. Muitos representantes de quadrilhas estiveram no palco piano, da praça Waldemar Henrique para acompanhar a contagem das notas. Os diretores da quadrilha Revelação Junina, de Abaetetuba, foram os primeiros a chegar. “Estamos muto confiantes, mas sabemos que não será fácil por tudo que todas as quadrilhas apresentaram e nós só temos a agradecer pela beleza que foi esse arraial, tudo lindo demais”, disse Joelma Wanzeler.

Quem não pôde acompanhar presencialmente, torceu e contou as notas pelas redes sociais. O evento foi transmitido ao vivo pelo portal RDTV e movimentou os internautas. Foram milhares de acesso ao canal. “Foi maravilhoso o concurso e toda equipe da Prefeitura de Belém está de parabéns pelo trabalho”, disse Rafael de Deus, coordenador do Portal.

Quadrilha Raízes do Sol domina concurso com oito notas máximas

junina Raízes do Sol, de Castanhal, sagrou-se a grande campeã do Concurso Intermunicipal de Quadrilhas Juninas da Prefeitura de Belém. Com o enredo “Ciganos de Ouro”, o grupo levou notas máximas nos quesitos: conjunto, coreografia, traje, marcação e somente na evolução recebeu nota 9,9. A quadrilha de Castanhal ainda levou a Miss Negritude e melhor coreografia.

A segunda colocada Santa Luzia, de Belém, contou enredo “Marajó”. A dirigente da quadrilha, Lidiane Magno, acompanhou e resultado e já levou o troféu para o bairro do Guamá. “Foi um grande desafio para nosso grupo, mas estamos aqui para fazer muita festa com esse vice-campeonato”, disse ela, que festejou muito a conquista.

Santa Luzia, de Belém, foi a segunda colocada no Concurso Intermunicipal e garantiu troféu para o bairro do Guamá

terceira colocada do Arraial de Belém, foi a quadrilha Explosão Jovem, do município de Tracuateua. “Tudo maravilhoso, São João muito abençoado, fechamos com chave de ouro e agradecemos nossa diretoria pelo apoio e nossa comunidade que está em festa”, disse Evandro Cordeiro, diretor de cultura da quadrilha, que enalteceu a riqueza cultura paraense no enredo.

Explosão Jovem, de Tracuateua, garantiu o terceiro lugar no concurso e elogiou a programação do Arraial de Belém

Entre as premiações especiais foram eleitas as juninas: Estrela Junina, do município de Cametá, com melhor marcadorcoreografia, o primeiro lugar foi da quadrilha Raízes do Sol, de Castanhal; estilista, quadrilha Os Tancredinhos, do município de Ananindeua, música autoral, a eleita foi a quadrilha Roceira Maluquinha, do município de Bujaru.

Todos os resultados, notas e justificativas de votos dos avaliadores estão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo a partir desta terça-feira (8).