O Governo do Estado declarou como patrimônio cultural de natureza imaterial para o Estado do Pará as Quadrilhas Juninas, a partir de projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa. As quadrilhas foram declaradas símbolo de manifestação cultural e turística.
Nesta época de junho, Belém e muitas cidades do Pará se rendeu à magia das quadrilhas e outras atrações folclóricas. Como parte do tradicional festejo de São João em Belém, a Estação das Docas também entrou no clima e virou palco do projeto ‘Estação Junina 2024’. A programação gratuita, realizada durante os dois últimos finais de semana de junho, anima o público com as apresentações dos grupos folclóricos, cortejos, shows e diversas apresentações de quadrilhas.
“Este ano teremos atrações para todos. As crianças poderão se divertir nas oficinas e brincadeiras, enquanto a família aproveita os shows. Buscamos, ainda, resgatar a cultura local, com os Pássaros Juninos e, é claro, trazer a musicalidade presente na quadra junina, um palco repleto de tradição”, declarou Fernanda Scaramuzzini, coordenadora de marketing da Pará 2000.
Uma das atrações do projeto ontem foi o cortejo do Boi Catiguria, da Comunidade da Aldeia do bairro de Canudos, que proporcionou uma noite cultural, com muita alegria, brincadeiras e diversão.
“O nosso projeto começou em 2018 e ressalta, acima de tudo, a lenda do boi. Mas para recriar essa cultura, é preciso de artistas que topem manter viva essa tradição, e a nossa equipe se garante nesse quesito. Durante todo ano a gente oferta diversas oficinas para a população carente do nosso bairro e olhe só agora, eles que estavam levando alegria e fomentando o saber cultural do nosso estado”, disse Aluízio Freitas, diretor-geral do projeto Boi Catiguria.
E como manda o roteiro junino, as quadrilhas e os grupos de carimbó locais, com seus trajes coloridos e coreografias elaboradas, marcaram presença na festividade e encantaram o público com apresentações que resgatam e celebram a alegria das festas juninas.
Para quem prestigiou o espetáculo, o momento foi oportuno para relembrar da infância e se encantar, novamente, com as apresentações. “Ver eles dançando ali é reviver a minha infância. No momento em que eu olho para os dançarinos, eu me imagino pertencente à festividade, e cantar as músicas então… Essa sempre vai ser a minha maior paixão. Junho é São João!”, afirma Marília de Souza, massagista.
Já a programação do Arraial Tamo Junto e Misturado, organizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), foi retomada ontem, na Praça Waldemar Henrique, com a apresentação de quadrilhas: Roceiros da Barão, Renovação de São João, Impacto Junino, Roceira Arrastapé, Furacão Junino de Outeiro e Tradição Junina do Benguí. Hoje, a partir das 20h, será a vez das quadrilhas: Encanto da Juventude, Sedução Ranchista, Reino de São João, Amor de Um Mensageiro, Paraíso Junino e Rainha da Juventude. A programação segue até o próximo domingo, 23.