Entretenimento

Público pode conferir sessão do Cinema Olympia na rua

Filmes selecionados celebram a diversidade da produção audiovisual paraense

FOTO: OSVALDO FORTE/INSTITUTO PEDRA
Filmes selecionados celebram a diversidade da produção audiovisual paraense FOTO: OSVALDO FORTE/INSTITUTO PEDRA

Despertar a memória afetiva ligada ao Cine Olympia, que é o cinema de rua em atividade mais antigo do Brasil, é um dos principais propósitos da programação que traz exibições de filmes a céu aberto à população. A sessão “Olympia na Rua” ocorre neste domingo, 7, a partir das 18h, em frente ao cinema, na Rua Arcipreste Manoel Teodoro, aberta a todos os públicos gratuitamente.

O Cinema Olympia completou 112 anos de criação em abril deste ano, após um longo período de portas fechadas, o espaço está em fase de obras de requalificação, com a previsão de ser reaberto no ano que vem. O evento terá estrutura coberta com 100 cadeiras, banheiros químicos, equipe de segurança e intérprete de LIBRAS, além de sistemas profissionais de projeção e som.

Serão exibidos cinco filmes com a riquíssima produção audiovisual paraense, valorizando diretores locais. Além disso, o evento promove uma importante experiência coletiva em uma dinâmica com o cinema na rua. É o que afirma Marco Antonio Moreira, presidente da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), que assina a curadoria e apresenta o evento.

Ele conta que a primeira experiência do “Olympia na Rua” ocorreu no mês passado e a receptividade foi positiva. “A ideia da curadoria, que eu vou tentar manter em todas as dez sessões [previstas], é misturar, digamos assim, filmes que eu chamo de clássicos do cinema paraense com filmes novos. Então, por exemplo, a programação traz o filme ‘Ribeirinhos do Asfalto’ (2011), de Jorane Castro, com a qual ela ganhou alguns prêmios no Festival de Gramado; e tem o trabalho novo do André Miralha, chamado ‘Contos Mirabolantes’”, detalha.

Além do intervalo de tempo entre as produções, o curador comenta sobre a escolha dos gêneros. “Tem filmes para adultos e crianças. Acho que essa ideia tem de ser mantida nesse sentido, porque como é uma sessão aberta, em uma via pública, tem muita criança que para ali para assistir”, analisa Marco Antonio.

Outra ideia da curadoria é incluir um clipe musical na programação. “Existe uma produção audiovisual interessante aqui em Belém, vinculada à música, que já tem um tempinho. A ideia é abrir as sessões sempre com um clipe musical produzido por alguém do estado do Pará. Como no dia 7 é o último dia do Arraial do Pavulagem, eu selecionei um videoclipe da música nova do Pavulagem para abrir a sessão”, destaca o curador.

Marco Antonio diz ainda que a ideia das sessões é, de alguma forma, que o público possa lembrar do próprio Olympia. “É uma ação cultural que está valorizando a produção audiovisual paraense. E ainda, valorizar a ideia de que em breve o Olympia vai voltar com seu funcionamento normal. É uma oportunidade única, um programa divertido, interessante para toda a família”, destaca.

DIVIRTA-SE

Olympia na Rua

Quando: Domingo (07/07),

às 18h.

Onde: Rua Arcipreste Manoel Teodoro, 918, Campina (em frente ao Cinema Olympia).

Quanto: Gratuito.

*Wall Sarges