DE VOLTA AO BERÇO

Projeto Samba da Feira do Açaí ocupa novamente a Feira do Açaí

Após mais de um ano de reforma da tradicional Feira do Açaí, no Complexo do Ver-o-Peso, o Projeto Samba da Feira do Açaí volta ao local onde nasceu

Projeto Samba da Feira do Açaí ocupa novamente a Feira do Açaí Projeto Samba da Feira do Açaí ocupa novamente a Feira do Açaí Projeto Samba da Feira do Açaí ocupa novamente a Feira do Açaí Projeto Samba da Feira do Açaí ocupa novamente a Feira do Açaí
De volta ao berço: Projeto Samba da Feira do Açaí ocupa novamente a Feira do Açaí
De volta ao berço: Projeto Samba da Feira do Açaí ocupa novamente a Feira do Açaí. Foto: Divulgação

Após mais de um ano de reforma da tradicional Feira do Açaí, no Complexo do Ver-o-Peso, o Projeto Samba da Feira do Açaí volta ao local onde nasceu, em 2020. A edição de retorno será nesta sexta-feira, 4 de julho, a partir das 20h, com o evento “Batucada de Verão”, em parceria com as campanhas “Julho das Pretas” e “Estamos com as Manas”. A programação é gratuita e aberta ao público.

Reconhecido por reunir amantes do samba em uma roda vibrante e diversa, o evento será comandado pela Roda de Samba Fé no Batuque, que contará com participações especiais das cantoras Marta Mariana, Olívia Melo, Tici Santos e do músico Rafael Veredas.

A noite começa ao som da DJ Jack Sainha e segue com o set do DJ Kelton Monteiro. Por volta das 22h, a batucada toma conta da feira, com os músicos Fred William (flauta), Geraldo Nogueira (voz e pandeiro), Juninho Beco (percussão), Leo Lima (voz e cavaquinho), Netto Castro (voz e violão) e Preto Cabano (percussão) na base da roda.

Segundo o idealizador do projeto, Geraldo Nogueira, a volta à Feira do Açaí é simbólica. “Estávamos ansiosos por esse retorno porque a feira é o berço do projeto. É um espaço que agrega muito à nossa proposta de ocupar o espaço público com valorização do nosso patrimônio histórico e cultural.”

Homenagem às Mulheres Negras

A edição também marca o “Julho das Pretas”, mês de luta e resistência das mulheres negras, em alusão ao 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela. A ação conta com apoio da Federação de Mulheres do Estado do Pará (Femepa), que promove a campanha “Estamos com as Manas”, de enfrentamento à violência contra a mulher.

Durante o evento, o coletivo Hip-hop PaiD’égua fará um painel ao vivo, com grafite sobre a luta das mulheres negras na Amazônia urbana.

Sobre o projeto

O Samba Batuque Feira do Açaí é uma ocupação cultural e independente, sem fins lucrativos, que valoriza a cultura popular, o samba e o direito ao lazer em espaços públicos. Além de promover arte e resistência, o projeto contribui para a economia local, reunindo artistas, público e comerciantes da região do Ver-o-Peso. Para manter a iniciativa, os organizadores contam com contribuições voluntárias para cobrir os custos da produção.


📍 Serviço:

Evento: Projeto Samba da Feira do Açaí – Edição “Batucada de Verão”
Data: Sexta-feira, 04 de julho
Horário: A partir das 20h
Local: Tv. Marquês de Pombal – Feira do Açaí, Complexo do Ver-o-Peso – Campina, Belém

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.