CULTURA

Projeto coletivo: Trincando lança primeiro EP

Lívia Mendes, Camila Barbalho e Márcio Moreira unem forças criativas em projeto coletivo

Amigos de faculdade, Lívia, Camila e Márcio trilharam caminhos independentes e voltaram a compor juntos durante a pandemia
Amigos de faculdade, Lívia, Camila e Márcio trilharam caminhos independentes e voltaram a compor juntos durante a pandemia FOTO: divulgação

A amizade sela o projeto “Trincando”, que reúne os artistas paraenses Camila Barbalho, Márcio Moreira e Lívia Mendes, e agora está registrado no primeiro EP do grupo. O trabalho está disponível em todas as plataformas digitais desde o primeiro minuto desta sexta-feira e ganha lançamento oficial esta noite, às 20h, com um show no Núcleo de Conexões Na Figueredo.

Inspirado em termos paraenses, o EP traz cinco faixas com letras divertidas e que refletem o trabalho feito pelos artistas.

Camila Barbalho mora em Belém, canta desde criança e, aos 14, começou a atuar profissionalmente na música nos vocais e baixo da banda B3. Enquanto compositora, ela já lançou singles e dois EPs, sempre com uma pegada pop rock inteligente e politicamente engajada.

Márcio Moreira, por sua vez, mora no Rio de Janeiro, mas não abandonou a raiz paraoara. Com um som pop-MPB-carimbó e composições lançadas em singles e no álbum “Repartir”, ele traz toda essa mistura de brasilidade para o Trincando.

A cantora Lívia Mendes mora em São Paulo, mas a Cidade Morena nunca saiu dela. Com uma trajetória na cena folk paraense, um álbum e alguns singles, ela soma ironia e doçura na voz e nas letras do trio.

“Paromês”, “Arrego”, “Constraste”, “Trincando” e “Tempo é Rei” são as cinco faixas do EP. O título partiu de uma proposta da cantora Camila Barbalho ao pensar na reunião dos três amigos músicos, conta Márcio Moreira. “Depois que a gente fez as canções para o projeto, a gente ficou pensando como chamar e a Camila teve esse insight: o que a gente está fazendo com essas canções é uma trinca. Nós somos três, então a gente está trincando, a gente gosta de trincar”.

“O EP tem música para dançar, música para refletir. Além disso, ele tem letras inteligentes, porém, tudo muito animado, muito divertido, engraçado, porque a gente colocou a nossa personalidade sarcástica nas letras. Então, é um disco bem versátil, mas é também bem dançante, seja para dançar coladinha, ou para dançar solta, animada”, considera Lívia Mendes.

Sobre a sonoridade do disco, Márcio destaca a versatilidade deste trabalho. “Ele é muito diverso mesmo. ‘Trincando’ é como nós somos também. A gente é muito misturado: a Lívia tem uma pegada folk, a Camila é muito da balada, tocando na B3 há tanto tempo. E eu já sou um cara muito da MPB, do samba canção, então acaba que tem baião, tem pop eletrônico, tem umas coisas bem baladinhas, além de valsinha. Mas o viés principal eu acho que é a própria poesia, que é uma coisa que nos une muito, nós três. As letras são muito fortes e trazem reflexões legais também”, aponta o artista.

A cantora Lívia Mendes conta que os três se conheceram na universidade, cursando jornalismo. “Nós éramos jovens e sempre tínhamos esses momentos de cantoria, com um violão, na hora dos intervalos das aulas. Nos encontramos nessa vida de música, mas enquanto o Márcio e a Camila se formaram em jornalismo, eu saí e fui para outro curso. Com o tempo, a gente foi se vendo de vez em quando, aparecendo um no show do outro e trabalhando juntos em duplas. A Camila produziu o meu álbum e dirigiu vários discos meus e também dirigiu vários shows do Márcio. Temos composições juntos, em dupla, sendo a Camila e eu, eu e o Márcio e o Márcio e a Camila”.

Até que na pandemia, o trio, ruim da cabeça e do coração, dizendo Lívia, fez um grupo de WhatsApp. Foi quando resolveram fazer música para passar o tempo e se reconectar. “Em um mês, mais ou menos, a gente fez cinco músicas. Foi bem intenso. E de lá para cá, a gente começou um processo lento, porém muito focado em produzir um EP. Então, ao longo dos últimos três anos, a gente ficou no período de produção, gravação, entre idas e vindas de Belém e agora, estamos prestes a lançar”, detalha a cantora.

No show, o trio apresentará as canções do EP, além de trazer ao público músicas de outros trabalhos também, conta Lívia. “A gente vai cantar as nossas músicas autorais, além de cantar o nosso EP juntos e fazer algumas homenagens também a partir das nossas referências”.