Entretenimento

Programação: Festa Junina no Centur se estende até dia 30

Programação: Festa Junina no Centur se estende até dia 30

Esta semana tem continuidade a programação do “Arraial de Todos os Santos: o maior arraial da Amazônia”, realizado pela Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP/Centur), que está em sua 37ª edição. O evento é gratuito e aberto ao público todos os dias de junho, a partir das 18h, incluindo o XX Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas e Misses, com destaque para o Miss Caipira da Diversidade, que ocorrerá dia 28 de julho, Dia do Orgulho LGBT+.

“É a realização de um sonho poder me apresentar e dançar em meio a tantos dançarinos. Sempre quis ser miss caipira e estou realizando um sonho aqui na Fundação Cultural”, declarou Heloá Gabriely Ferreira, miss simpatia de 10 anos, que se apresentou e dançou representando a quadrilha Mistura Fina, do município de Bujaru, um dos 130 grupos que se apresentam até o dia 27 de junho, no “Arraial de Todos os Santos”.

Para o marcador Charles Valente da Silva, da quadrilha O Amor É Nosso, da Ilha de Mosqueiro, participar da quadra junina é manter viva uma tradição familiar. “Nós nos apresentamos há 41 anos e aqui na Fundação Cultural nos apresentamos desde o início. A cultura popular está no sangue da nossa família. Então, para manter as tradições nós continuamos com o trabalho que a família começou lá atrás, em 1976. Hoje o grupo é composto por 16 pares (32 pessoas). Nossa expectativa é fazer um belíssimo e maravilhoso São João, trazer alegria, amor e paixão para esse público maravilhoso que nos assiste”.

Além das apresentações de dança e de misses, a programação também conta com várias barraquinhas de comidas típicas da época junina e apresentações de grupos de Folguedos Juninos e shows com artistas paraenses, na Praça do Artista, localizada também no Centur, que este ano está batizada como Palco Verequete, em homenagem ao Mestre. Ainda apresentam-se por lá grupos de destaque como o Grupo de Carimbó Mestre Lourival Igarapé, nesta quinta, às 20h; Os Falsos do Carimbó, na sexta, às 18h30; a banda Senta Peia, no sábado, às 21h; e o grupo de carimbó As Boiunas, no domingo, às 20h.

A expectativa é que mais de 200 mil pessoas celebrem os santos juninos, nos cinco prédios da Fundação Cultural do Pará. O que inclui também o Teatro Waldemar Henrique, onde ocorrem até este domingo, 23, sempre a partir das 19h, as apresentações de Pássaros Juninos; a Casa da Linguagem, que recebe nesta sexta-feira, 21, o Arraial das Letrinhas, a partir das 15h; o Curro Velho, de 28 a 30 de junho, sempre a partir das 18h, com seu Auto Junino; e a Casa das Artes, que já recebeu no último dia 8, a Revoada dos Pássaros Juninos.

Para Rose Lavor, pedagoga e carioca, que pela primeira vez participou da programação, o arraial é uma grande e democrática festa junina do povo paraense. “Pois aqui temos a oportunidade de ver quadrilhas de várias partes do Pará. Tô achando tudo muito lindo. Uma maravilha. Tô encantada! A ornamentação tá muito linda”. A coordenadora de produção do arraial, Celeste Iglesias, convida a todos para prestigiarem a programação. “Essa semana a gente continua com as quadrilhas aqui no Centur e com uma grande praça de alimentação com comidas da época. Todos estão convidados a participarem”.

ANARRIÊ

Arraial de Todos

os Santos 2024

Quando: Até 30 de junho, sempre a partir das 18h.

Onde: FCP/Centur (Av. Gentil Bittencourt, 650 – térreo)

Quanto: Gratuito

Programação completa: www.arraial2024.com

 

*Com Agência Pará