Entretenimento

Procura por ‘camisas marajoaras’ usadas por Helder registra aumento

Procura por ‘camisas marajoaras’ usadas por Helder registra aumento Procura por ‘camisas marajoaras’ usadas por Helder registra aumento Procura por ‘camisas marajoaras’ usadas por Helder registra aumento Procura por ‘camisas marajoaras’ usadas por Helder registra aumento
Governador Helder Barbalho e sua estilosa camisa marajoara. Foto: Bruno Cecim/Ag. Pará
Governador Helder Barbalho e sua estilosa camisa marajoara. Foto: Bruno Cecim/Ag. Pará

O trabalho de uma cooperativa de mulheres marajoaras bordadeiras ganha destaque durante a Cúpula da Amazônia em Belém. A procura por camisas com grafismo marajoara, do modelo utilizado pelo governador Helder Barbalho, durante o evento, registrou aumento. Mais de 50 encomendas foram realizadas na loja online do Museu do Marajó, somente na terça-feira (8), para encomendar o produto personalizado.

Pouco mais de um ano e meio da reabertura do Museu do Marajó, localizado em Cachoeira do Arari, o espaço, que integra centenas de peças colecionadas pelo seu fundador, padre Giovanni Gallo, segue fortalecendo o desenvolvimento sociocultural na região. As peças contam a história da comunidade, da fauna e da flora marajoara, além de fortalecer o protagonismo da instituição e da cadeia produtiva cultural da comunidade.

Em 2020, o Museu passou a fazer parte do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM) e recebeu uma ampla reconstrução que contemplou desde estruturas elétricas, hidrossanitárias, instalações de prevenção e combate a incêndios, até a renovação do salão de exposições, fachada e construção de novos espaços como praças, banheiros, entre outras áreas de apoio.

Somente em 2022, o Museu do Marajó recebeu 9.980 pessoas, com 16 programações ao longo do ano, atendeu 43 escolas da zona urbana e rural de Cachoeira do Arari, recepcionando inclusive estudantes dos campus da UFPA, UEPA e EETEPA dos municípios de Salvaterra e Soure.