Entretenimento

Primeiro Mestrado em Música do Norte está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a seleção do curso de mestrado em Música do Programa de Pós-Graduação em Música na Amazônia (PPGMUSA). Foto: Rodrigo Pinheiro/Ag. Pará
Estão abertas as inscrições para a seleção do curso de mestrado em Música do Programa de Pós-Graduação em Música na Amazônia (PPGMUSA). Foto: Rodrigo Pinheiro/Ag. Pará

Estão abertas as inscrições para a seleção do curso de mestrado em Música do Programa de Pós-Graduação em Música na Amazônia (PPGMUSA), da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Os interessados em concorrer a uma das 20 vagas ofertadas para a turma 2024 devem realizar as inscrições de forma exclusivamente on-line, de acordo com as orientações detalhadas no edital. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de março.

O curso de Mestrado em Música do PPGMUSA é o primeiro da região Norte. O Processo Seletivo acontece de forma presencial e é composto de quatro fases, sendo as duas primeiras eliminatórias e as duas últimas, classificatórias. A primeira etapa da seleção o candidato fará uma prova escrita e a segunda, a proposta de projeto de pesquisa. Na terceira fase será realizada a entrevista e na última, a avaliação do currículo Lattes.

Podem realizar inscrição no Processo Seletivo do PPGMUSA candidatas e candidatos graduados(as) em qualquer área do conhecimento, não necessariamente em Música, desde que sejam cursos de graduação que sejam reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

O PPGMUSA possui duas linhas de pesquisa: Música e Cultura e Música e Formação, cujas respectivas áreas de interesse são especificadas no edital, onde constam as referências aos professores(as) orientadores(as) de cada linha. Os(as) candidatos(as) devem atentar para as informações do edital, inclusive as indicações de referências para estudos para a prova escrita, por linha de pesquisa.

Vagas institucionais

O PPGMUSA oferta ainda vagas institucionais a professores e funcionários técnico-administrativos do quadro efetivo da carreira da Uepa, que tenham estabilidade no serviço público ou venham a adquiri-la até o dia da efetivação de sua matrícula, desde que preencham os requisitos para a inscrição no Processo Seletivo.

Essas vagas serão disputadas em separado, ou seja, professores disputarão entre si, assim como ocorrerá entre funcionários técnico-administrativos. Em caso de não preenchimento, as vagas institucionais serão incorporadas ao quantitativo de vagas de demanda social (ampla concorrência) por Linha de Pesquisa.

Ineditismo

A proposta da Pós-Graduação stricto sensu em Música da Uepa foi aprovada logo na primeira submissão, pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no ano passado. “O desejo foi acalentado por vários anos, mas só em 2021 foi possível iniciar os trabalhos, nessa ocasião já contando com um número mínimo de doutores, todos da Uepa, para subscrevermos a proposta”, explica o professor Paulo Murilo Guerreiro do Amaral, que obteve o título de mestre em São Paulo e o de doutor no Rio Grande do Sul, e agora vai coordenar essa pós-graduação na região Norte.

Além dos egressos da licenciatura em Música da Uepa, o mestrado espera receber candidatos ligados ao ensino e à pesquisa em Música, que estejam em busca de qualificação acadêmica. “Há uma enorme demanda reprimida de profissionais da Música, que somente possuem graduação. O norte do Brasil é emblemático, neste sentido. A abrangência dos perfis de candidatas e candidatos será mais bem detalhada em cada edital”, afirma o professor Paulo, ao falar sobre a expectativa do grupo do Mestrado em Música ao ofertar a primeira turma em 2024.