FOLHAPRESS / SÃO PAULO, SP
O Prêmio Multishow 2023 abriu a votação ao público e divulgou a lista dos indicados nesta segunda-feira (9). A premiação ocorre em 7 de novembro, com apresentação de Ludmilla, Tata Werneck e Tadeu Schmidt e será transmitida na TV aberta pela primeira vez.
Em 2023, o prêmio completa 30 anos e traz uma novidade: a Categoria Brasil, que reúne 27 músicas indicadas pela Academia, destaques em cada estado do país [nessa seção, a cantora Luê representa o Pará]. As músicas mais votadas por região vão para a etapa final, com apenas cinco finalistas, que serão anunciados em 15 de outubro. Além dela, outras quatro categorias estão abertas à votação: Clipe TVZ do Ano, Show do Ano, Voz do Ano e Hit do Ano.
Há também a lista de indicados nas categorias para votação do júri especializado. Nela concorrem: Artista do Ano, Artista Revelação, Instrumentista do Ano e DJ do Ano.
A votação fica aberta no site até 5 e novembro. O evento acontece na Arena Jeunesse, no Rio de Janeiro, no dia 7. O público poderá acompanhar a premiação em transmissão simultânea na TV Globo e Globoplay -aberta para não-assinantes.
Na categoria Clipe TVZ do Ano, foram indicados “Funk Rave”, de Anitta; “Pilantra”, de Anitta e Jão; “Campo de Morango”, de Luísa Sonza; “Conexões de Máfia”, de Matuê e Rich the Kid; “Fé nas Malucas”, de Iza e MC Carol; e “Tá Ok”, de Dennis e Kevin O Chris.
Em Hit do Ano, concorrem “Zona de Perigo” e “Posturado e Calmo”, ambas de Leo Santana; “Chico”, de Luísa Sonza; “Erro Gostoso”, de Simone Mendes; “Nosso Quadro”, de Ana Castela; e “Tá Ok”, de Dennis e Kevin O Chris. Na categoria Show do Ano, estão indicados Ludmilla, com os shows “Numanice” e a apresentação no Rock in Rio 2022; BaianaSystem e Olodum, com “OlodumBaiana”; BK’ com “Icarus”; Marisa Monte com a turnê “Portas”; e Titãs com a turnê “Titãs Reencontro”.
Concorrem à Voz do Ano as cantoras Gloria Groove, Iza, Liniker, Ludmilla, Luísa Sonza e Marina Sena.
Já entre as categorias para votação do júri especializado, estão indicados a Artista do Ano: Ana Castela, Anitta, Iza, Jão, Ludmilla e Luísa Sonza. Para Artista Revelação foram indicados Carol Biazin, Kay Black, Melly, Nadson o Ferinha, Thiago Pantaleão e Veigh.
Na categoria Capa do Ano, concorrem “Afrodhit”, de Iza; “Escândalo Íntimo”, de Luísa Sonza; “Icarus”, de BK’; “O Dono do Lugar”, de Djonga; “Super”, de Jão; e “Vício Inerente”, de Marina Sena.
Foram indicados a Instrumentista do Ano: Amaro Freitas, Hamilton de Holanda, Jonathan Ferr, Pretinho da Serrinha, Rafael Castilhol e Silvany Sivuca.
Já na categoria DJ do Ano, concorrem Alok, Dennis, MU540, Pedro Sampaio, Vhoor e Vintage Culture.