Com o tema “Encontros e Reencontros”, abre nesta terça-feira, 04, a partir das 18h, a “Preamar do Círio”, que terá na sua programação exposições, atrações musicais e oficinas artísticas. As atividades são gratuitas e ocorrem até dia 16 de outubro, nos espaços que fazem parte do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM) da Secult. O calendário das atrações segue um alinhamento de estações, que vão de 1 a 7, para cada espaço ocupado, imitando o que ocorre na grande procissão.
SAGRADO FEMININO NA GALERIA FIDANZA
O objetivo é aproximar as pessoas da história da festividade por meio das multilinguagens e o pontapé inicial será a abertura da exposição “Sagrado Feminino”, na Galeria Fidanza, no Museu de Arte Sacra (Estação 1). Ela ficará disponível para visitação até 20 de novembro. A exposição contempla 31 fotografias de onze fotógrafas paraenses, como Iza Girard, Rosana Teixeira e Déia Lima, além de cinco objetos artesanais de miriti do acervo do Museu do Círio. “São cenas que confirmam que o momento devoto pode estar representado por um simples gesto emotivo, um aceno, uma intervenção corporal, um detalhe no vestuário ou uma entrega que simbolize uma graça alcançada, um ex-voto”, acrescenta o texto de apresentação da mostra.
PALACETE FACIOLA RECEBE MOSTRA DE CULTURA ALIMENTAR
Amanhã, 5, às 9h, também abre a exposição “Em torno da mesa – Cultura alimentar e o Museu do Círio”, no Centro Cultural Palacete Faciola (Estação 2), onde estarão registros e representações das práticas alimentares do acervo do Museu, com exposição de miriti, painéis descritivos, fotografias e também uma parte do acervo de artes visuais da Casa das Onze Janelas. A partir das 19h, a nave da Igreja de Santo Alexandre recebe a apresentação musical de Sandra Duailibe, com um repertório totalmente dedicado ao Círio.
Exposição reúne símbolos do Círio
SANDRA DUAILIBE CANTA EM SANTO ALEXANDRE
“Sonhava em me apresentar na Igreja de Santo Alexandre e a resposta veio como um milagre: cantar na Igreja de Santo Alexandre para homenagear Nossa Senhora de Nazaré. Me sinto abençoada. Então, logo pensei no formato voz e piano, já que lá tem um belo piano de cauda. Assim, as músicas serão interpretadas de forma pura, limpa, verdadeira… Nota a nota. Palara por palavra. E a emoção fluindo”, comenta a cantora, que também se identifica como romeira, que acompanha a trasladação e o Círio. “Então, fazer parte da programação oficial do Círio é uma benção. Um presente de Deus”, completa.
No repertório estão músicas que falam da força do canto, da fé e do amor. “Alguns clássicos como ‘Maria de Nazaré’ e outras como ‘O Cantador’, de Dori Caymmi e Nelson Motta. O pianista convidado é o imortal – da Academia Paraense de Música – Robenare Marques, meu parceiro querido, e terei a participação especial do grande Vital Lima, paraense de destaque nacional. Ele e eu interpretaremos ‘Círios’, música dele e do Marco Farias”, adiantou Sandra, que é natural de São Luís, mas passou grande parte da vida em Belém.
ACERVO DE HISTORIADOR ESTÁ NA MOSTRA
A partir de quinta-feira, 6, às 9h, o público vai poder visitar a exposição “O nobre, o penhasco e a virgem de Nazaré”, na sala de multimídia do Museu do Círio (Estação 3). A mostra concebe os acervos do Museu de Arte Sacra, Museu do Círio e o acervo particular do historiador Aldrin Figueiredo. Já às 16h, o Palacete Faciola (Estação 2) apresenta o projeto “Música nos Museus”, em parceria com a Fundação Carlos Gomes, onde será realizado o concerto de música sacra em homenagem ao Círio de Nazaré.
CORAL NAS JANELAS DO FACIOLA
No sábado, 8, o Palacete Faciola recebe o espetáculo “O Coral do Traslado”, o grupo será composto por alunos de formação em Ópera pelo Theatro da Paz e músicos da Fundação Carlos Gomes. Eles se apresentam para o público a partir das janelas da Casa 1 do Centro Cultural. A homenagem inicia assim que a Santa fizer a passagem naquele trecho da avenida Nazaré durante a trasladação.
Círio na Estação oferece programação gratuita
VIDEOMAPPING NAS ONZE JANELAS
De 12 a 16 (quarta-feira a domingo), às 19h, a fachada lateral da Casa das Onze Janelas (Estação 7) receberá o projeto “Luz do Círio” com o videomapping do Auto do Círio e trasladação. Além disso, também será promovido o projeto “A Luz do Círio”, de música instrumental, com diversos grupos musicais, também às 19h, na Praça do Píer. Ocorre ainda, na mesma estação, uma oficina de estandarte para quem gosta de desenho, costura e bordado – de 10h às 12h, na quinta-feira, 13, e das 14h30 às 17h, na sexta-feira, 14.
(Texto: Aline Rodrigues)