Entretenimento

Praça do Carmo recebe programação do Movimenta Pará neste sábado

Programação encerra ciclo de oficinas ofertadas para moradores de Belém e cinco municípios do sudeste paraense. Foto: Divulgação
Programação encerra ciclo de oficinas ofertadas para moradores de Belém e cinco municípios do sudeste paraense. Foto: Divulgação

Depois de rodar o estado formando mais de 170 agentes culturais na oficina de Gestão e Elaboração de Projetos Culturais, o Movimenta Pará promove sua primeira mostra cultural, no dia 3 de junho, na Praça do Carmo, em Belém. A iniciativa, que conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, vai levar espetáculos de humor e muita dança para um dos pontos mais badalados da Cidade Velha. A programação, que acontecerá das 16h às 20h, é aberta ao público.

Uma das atrações será a Companhia do Nosso Jeito que fará uma apresentação de dança em cadeira de rodas. Também estão confirmadas, a companhia de palhaçaria e comicidade popular Circo Matutagem, com um espetáculo de esquetes; apresentação da Cia Notáveis Clowns, e do Coletivo de Danças Urbanas Híbridos, Raízes Latinas e performance da DJ e rapper Nic Dias.

“A mostra cultural marca o encerramento do ciclo da primeira oficina realizada pelo Movimenta Pará, projeto que oferta uma série de atividades de aprimoramento profissional para artistas, produtores, gestores e técnicos, contribuindo para a promoção e valorização da arte e da cultura paraense. Nesta mostra, reunimos diversas linguagens artísticas presentes em Belém e convidamos as pessoas a conhecerem um pouco mais da riqueza e convidá-las para ver as possibilidades que o campo da cultura tem no estado do Pará”, comenta o coordenador do projeto Movimenta Pará, Gilberto Scarpa.

O evento conta com o apoio do Fórum Landi, da Universidade Federal do Pará, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e da Prefeitura Municipal de Belém.

Oficina incentiva expansão da economia criativa no Pará

A oficina de Gestão e Elaboração de Projetos Culturais promovida pelo Movimenta Pará já formou artistas, gestores culturais e pessoas interessadas em projetos culturais em Ourilândia do Norte, Canaã dos Carajás, Serra Pelada, Parauapebas e Marabá. Outras duas turmas da oficina serão ministradas em Belém, no Fórum Landi, de 30 de maio a 2 de junho. O projeto encerra seu primeiro ciclo de formação tendo atendido mais de 170 pessoas.

No total, 550 pessoas se inscreveram para participar das oficinas. Em Parauapebas e Belém, devido à grande procura, o projeto abriu turmas extras, totalizando, assim, oito oficinas no estado.

O objetivo da oficina de Gestão e Elaboração de Projetos Culturais é ofertar aos participantes a possibilidade de conhecer a teoria e a prática da elaboração e gestão de projetos, desde a criação da proposta até a captação de recursos, administração e apresentação dos resultados. Nos seis municípios contemplados pelo projeto nesta etapa, além das aulas presenciais, os alunos contam com acompanhamento e tutoria on-line para tirarem dúvidas e colocarem em prática o conteúdo da formação.

Ao incentivar essa formação, o projeto colabora para o crescimento da economia criativa no Pará. Segundo dados do Observatório Itaú Cultural, em 2020, a área representou 3,11% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, superando a marca de setores da economia tradicional, como o automobilístico, que atingiu 2,1% no mesmo período. Envolvendo áreas como moda, cinema, design e artes cênicas, a economia criativa empregou mais de 5 milhões de brasileiros no quarto trimestre de 2022, segundo dados do Observatório Itaú Cultural. A pesquisa está disponível no link.

Nesse período, mais de 243 mil postos de trabalho se concentraram no Norte, sendo que o Pará foi o Estado que mais empregou nessas atividades na região. De janeiro a março deste ano, de acordo com o levantamento, 123.383 trabalhadores atuaram nos setores criativos de cultura, consumo e tecnologia em solo paraense.

O que é o projeto?

O projeto Movimenta Pará é um desdobramento do Movimenta Pebas, projeto que teve duas edições no município de Parauapebas, entre 2020 e 2022. Agora, o projeto amplia sua atuação e oferece capacitações gratuitas e diversas atividades culturais nas cidades de Ourilândia do Norte, Canaã dos Carajás, Parauapebas, Marabá e Belém.

O Movimenta Pará é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e realização da Vivas Cultura e Esporte, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.

Acompanhe as redes para saber das novidades. Siga o perfil do Instagram @movimenta.para e do Facebook @projetomovimentapara.

 

Serviço

O quê? Programação cultural do Movimenta Pará em Belém.

Quando? Dia 3 de junho, das 16 às 20h.

Onde? Na Praça do Carmo, na Cidade Velha, em Belém.

Quem pode participar? Qualquer pessoa. O evento é gratuito e tem classificação de idade livre.