ATRAÇÕES

Porão do Rock aumenta seu line-up; festival seleciona banda paraense

Dez bandas disputam uma vaga no Festival Porão do Rock, com a realização das Seletivas que ocorrem neste domingo, 11, a partir das 15h, no Teatro Estação Gasômetro

A noite na capital paraense conta ainda com o show especial da banda Dead Fish (ES), às 20h.
A noite na capital paraense conta ainda com o show especial da banda Dead Fish (ES), às 20h.

Dez bandas disputam uma vaga no Festival Porão do Rock, com a realização das Seletivas que ocorrem neste domingo, 11, a partir das 15h, no Teatro Estação Gasômetro, em Belém. Cada uma das competidoras terá 15 minutos no palco para conquistar o voto do público e apenas uma banda será escolhida para o grande evento que acontece nos dias 23 e 24 deste mês em Brasília. A noite na capital paraense conta ainda com o show especial da banda Dead Fish (ES), às 20h.

Esta é a Seletiva Nacional do Porão do Rock 2025. De acordo com Gustavo Sá, diretor geral do festival, o evento acontece desde 2001, em Brasília, com shows ao vivo. Nas seletivas, que ocorrem nas cidades de Fortaleza, Belém, Curitiba e São Paulo, as bandas se apresentam também com shows presenciais para serem escolhidas para tocarem no festival. “A gente está muito feliz porque se inscreveram muitas bandas boas. Recebemos muito material bom de grupos de Fortaleza e de Belém, que foram as que ouvimos até agora. Estamos muito felizes em realizar as seletivas em Belém”, afirma ele.

O processo de escolha das bandas ocorre com várias etapas, desde a abertura de inscrições no site e divulgação nas redes sociais. “Após as inscrições, a gente reúne todo o material enviado pelas bandas, com release, fotos, informações dos grupos e depois a nossa curadoria faz uma audição das bandas. Este ano, o Maurílio, que é o nosso produtor geral das seletivas nacionais, participou das audições e a partir daí é que são escolhidas as dez bandas que vão participar ao vivo nesses eventos presenciais nas cidades de Fortaleza, Belém, Curitiba e São Paulo”, explica Gustavo Sá.

O público vota através de uma cédula, com peso de 20% na decisão final e uma banca de jurados define os outros 80%.

A Escolha das Bandas e a Votação do Público

“Nas apresentações, as bandas são julgadas por quatro jurados, que são eu, o Maurílio e mais outros dois convidados locais que tenham a ver com a cena do rock, entre produtores, jornalistas e que tenham influência e conhecimento da cena. Além disso, tem o voto popular que é muito importante. As bandas têm que convidar seus amigos, família e fãs para assistirem às suas apresentações ao vivo. Assim, ao entrar, cada pessoa recebe uma cédula de votação para escolher uma das dez bandas. Na sequência, os jurados somam os votos dos jurados ao voto popular. A banda vencedora ganha 20 pontos; o segundo lugar, 18; o terceiro, 16; e assim, sucessivamente. A banda vencedora ganha passagens, hospedagem e recursos para participar do festival em Brasília”, detalha o diretor geral.

A 26ª edição do Porão do Rock traz uma experiência ainda mais intensa e imersiva, com três palcos simultâneos, com mais de 30 bandas, além de line-up internacional e nacional com grandes nomes do rock, punk, hardcore, indie e metal. De acordo com Gustavo Sá, o público poderá conferir uma estrutura renovada, garantindo mais conforto e acessibilidade, além de Under Lounge, uma área premium com DJs, festas e experiências exclusivas, praça de esportes urbanos com skate, parkour, escalada e slackline.

Prestes a completar 40 anos de atividade, a banda Delinquentes é um dos grupos que se apresentará na seletiva, em Belém. Ela é uma das principais referências na cena rock de Belém atuando no meio underground.

“Trata-se de uma seletiva diferenciada, porque a maioria das que acontecem aqui na cidade são para participar de festivais locais. Neste caso, é um clássico festival de rock em Brasília, que já admiramos há muito tempo. Essa é a primeira seletiva que estamos participando ao longo de nossos 40 anos de estrada, porque geralmente deixamos o espaço para que bandas da nova geração se apresentem e mostrem seu trabalho. Nesta seletiva, tem muitas bandas mais novas que a gente acha que têm um potencial muito grande de ganharem. Então, só participar de uma seletiva como essa, com tantas bandas amigas e bacanas, torna a tarde e a noite desse evento bem especial. Isso acaba valendo mais”, diz o vocalista da Delinquentes, Jayme Katarro.