Aline Monteiro
Editora do Você
Uma passeada pelas redes sociais de Eva Gervoryan pode dar ao visitante desavisado a impressão que está frente a uma modelo internacional, ou a uma influencer registrando suas viagens pelo mundo, plena em sua juventude. É meio a imagem que nos vêm à mente diante das primeiras fotos da russo-armênia em Belém, registradas na última sexta-feira, 2, iluminada pelo sol equatorial, enquanto posava em um dos coretos da capital paraense. Óculos escuros, sorriso aberto, antes de um vídeo com um giro na plateia do histórico Theatro da Paz, e de sua saudação meio misturada na descrição da legenda, “Olá, Brazil!”.
Mas isso é só uma visão rápida, até a imagem solar da garota se transformar totalmente nos registros em que aparece tocando o piano, concentradíssima, os dedos muito rápidos e precisos, enquanto os longuíssimos louros, feito uma musa grega, se agitam a cada novo movimento. Com apenas 19 anos, Eva é uma virtuose, vencedora de mais de 50 premiações internacionais de piano.
E foi Belém que ela escolheu para fazer seu primeiro concerto no Brasil, a convite da Fundação Amazônica de Música (FAM). Sob a batuta do experiente maestro Roberto Tibiriçá – regente titular e diretor musical da Orquestra Sinfônica do Paraná -, ela se apresenta esta noite, às 19h, no Theatro da Paz, em um concerto ao lado da Orquestra Jovem Vale Música, que reúne instrumentistas tão jovens quanto ela, fruto do projeto Vale Música Belém, realizado pela FAM com o patrocínio do Instituto Cultural Vale. Para deleite do público, a apresentação terá entrada franca.
“É a minha primeira vez aqui na América do Sul e no hemisfério Sul. É tão incrível estar aqui perto da linha do Equador. Eu sempre tive uma curiosidade pela Amazônia. Li muito sobre ela no livro ‘A jangada: Oitocentas Léguas pelo Amazonas’, o livro de Jules Verne”, diz a musicista, em uma entrevista concedida ao DIÁRIO por e-mail.
No repertório do concerto, estarão obras de Alberto Ginastera (1916-1983) e Sergei Rachmaninoff (1873-1943), compositor cuja interpretação deu a Eva um dos mais recentes prêmios – em 2022, ela foi a vencedora do Concurso Rachmaninoff e Artista Yamaha. Já este ano, conquistou o Prix de Piano na Competição de Bern (Suíça).
A escalada da musicista no mundo pianístico acumula feitos importantes. Ela foi destaque em concursos internacionais de piano e composição nos EUA, Alemanha, Polônia, Espanha, Itália e Rússia, incluindo o Primeiro Prêmio na Cleveland International Piano Competition para Jovens Artistas, o Prêmio de Melhor Intérprete de Bach e o Prêmio Canton Orchestra Prize. No XVIII Competição Internacional Chopin, em Varsóvia, foi a finalista mais jovem do concurso e, em 2019, foi premiada pelo International Classical Music Awards.
Os resultados vêm, claro, do talento, mas sempre aliado à dedicação da jovem, que desde muito cedo se acostumou a uma rotina intensa de estudos do instrumento. Atualmente, ela estuda no Conservatório Tchaikovsky (Rússia), com a professora Natalia Trull, e também estuda em Madri (Espanha), na Escola Rainha Sofia. Isso além da agenda cheia de apresentações como solista em diferentes países, em eventos de prestígio como o Festival Verbier e o Festival internacional de Piano do Mariinsky.
IMPERDÍVEL
Concerto da pianista Eva Gevorgyan com a Orquestra Jovem Vale Música
Regência do maestro Roberto Tibiriçá
Quando: Hoje, 4, às 19h.
Onde: Theatro da Paz (Praça da República – Campina)
Quanto: Gratuito. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro, a partir das 17h, limitados a dois ingressos por pessoa.