Entretenimento

Patrimônio cultural na pauta do presidente do Iphan em Belém

O presidente do Iphan, Leandro Grass, e a secretária de Estado de Cultura do Pará, Ursula Vidal, em reunião nesta segunda-feira, 27, em Belém. FOTO: REPRODUÇÃO INSTAGRAM
O presidente do Iphan, Leandro Grass, e a secretária de Estado de Cultura do Pará, Ursula Vidal, em reunião nesta segunda-feira, 27, em Belém. FOTO: REPRODUÇÃO INSTAGRAM

Em agenda oficial em Belém, o presidente do Iphan-Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Leandro Grass, participa de um encontro com membros da sociedade civil nesta terça-feira, 28, às 16h, no Palacete Faciola. Aberto ao público em geral, o encontro faz parte do projeto “Diálogos sobre o Patrimônio”, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult-Pará) e espera ser uma escuta da sociedade civil em defesa do patrimônio histórico, artístico e cultural.

O evento dá sequência à reunião de gestores da Cultura nos estados da Região Norte que ocorreu nesta segunda-feira, 27, com a participação de Grass e de representantes de estados como o Amazonas, Amapá, Acre e Rondônia, além da secretária de Cultura do Pará, Ursula Vidal. Na pauta, a articulação para garantir a ampliação de recursos federais na área cultural para a Região Norte.

Leandro Grass e secretários de Cultura dos estados nortistas em visita ao Cemitério da Soledad FOTO: REPRODUÇÃO INSTAGRAM

AVANÇO NAS ARTICULAÇÕES

Na noite de ontem, Ursula Vidal postou, em suas redes sociais, fotos da reunião e também um registro descontraído feito durante a visita do grupo ao Cemitério da Soledad. Com as imagens, ela festejou os avanços nas tratativas, mandando, logo no início: “Não venha forte que eu sou do Norte”.

“A reunião com o presidente do Iphan, Leandro Grass, foi superprodutiva e nos abriu importantes caminhos para as linhas de financiamento das ações de restauro, revitalização e requalificação do patrimônio histórico, artístico e cultural, além da política de salvaguarda de nosso patrimônio imaterial”, escreveu.

O presidente do Iphan também fez questão de ressaltar, com um vídeo em seu perfil, gravado no Parque da Residência, que a atual política federal vê a cultura como investimento estratégico, assim como a Amazônia. “Uma das prioridades do novo governo é olhar pela Amazônia brasileira, promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia, e isso passa pelo fortalecimento da política cultural, do patrimônio cultural amazônico, tanto do patrimônio material – e aqui temos inúmeros espaços importantes – como do patrimônio imaterial, das expressões populares, como o carimbó e a capoeira. Por isso a gente veio para cá essa semana trabalhar muito, planejar, construir, em parceria com aqueles e aquelas que defendem a cultura não só da Amazônia, mas do Brasil”, disse Grass.

Participe

Diálogos sobre o Patrimônio

*Com participação do presidente do Iphan, Leandro Grass

Quando: Terça, 28 de fevereiro, às 16h

Onde: Auditório Eneida de Moraes – Centro Cultural Palacete Faciola (Av. Nazaré, 138, esquina com Trav. Dr. Moraes – Nazaré)

Quem: Aberto ao público em geral