Pássaros Juninos serão a atração desta semana no Teatro Waldemar Henrique, dando continuidade a programação do Arraial de Todos os Santos. Reunindo mais de 22 grupos de pássaros, as apresentações começam nesta quarta-feira, (21), estendendo-se durante a semana.
O concurso de quadrilhas juninas continua na sede da Fundação Cultural, enquanto os pássaros juninos se apresentam no Teatro Waldemar Henrique.
A manifestação originária paraense nasceu na época da borracha, por volta de 1910, quando os mais desfavorecidos não tinham acesso ao teatro e ficavam do lado de fora imaginando o que acontecia, e assim começaram a fazer espetáculos no meio da rua, homenageando algum pássaro amazônico.
As suas apresentações acontecem na época dos festejos juninos, seguindo a mesma forma de espetáculo, os pássaros juninos se apresentam em espaços abertos, na qual eles representam uma cena onde os pássaros fogem dos caçadores que querem atingi-los, e com ajuda das fadas, os pássaros ficam livres para brincar na quadra junina.
Célia Pinto, técnica em Gestão Cultural, fala sobre esse espetáculo paraense. “Embora essa manifestação tenha as característica de um teatro, usando elementos como a coxia e o palco, entretanto ele tem uma dramaturgia própria, retratando a realidade ribeirinha, amazônica, periférica e indigiena”
Para mais informações sobre a programação do Arraial de Todos os Santos acesse o site arraial2023.com.
Serviço
Apresentação dos Pássaros e Cordões Juninos
Data: 21 a 25 de junho
Horário: 18h
Local: Teatro Waldemar Henrique
Entrada Gratuita