Entretenimento

Parárraiá leva 100 mil ao Mangueirão; veja as atrações desta sexta (14)

Parárraiá reúne mais de 100 mil pessoas no estacionamento do Mangueirão no 1° dia do Festival. Foto: Antonio Melo
Parárraiá reúne mais de 100 mil pessoas no estacionamento do Mangueirão no 1° dia do Festival. Foto: Antonio Melo

Gilberto Moura

Com cerca de 100 mil pessoas, segundo estimativas do Governo do Estado, o Parárraiá contou com apresentação de Luan Santana, Mari Fernandez e Henry Freitas, além das bandas locais ‘Reis das Marcantes’ e Super Pop, que conduziram o público madrugada adentro.

Ao som de artistas regionais e nacionais, a primeira edição do São João da Amazônia, começou, na última quinta-feira (13), de forma gratuita, no estacionamento do Mangueirão. E, durante esta semana, a capital paranaense segue sendo palco da maior festa junina do norte, que inclui espaço gastronômico, desfile de moda, apresentação de quadrilha junina, entre outras programações.

Espalhados pelos espaços do mangueirão, às centenas de pessoas aproveitaram a noite na cidade para prestigiar o evento único e diversificado, com as apresentações de Luan Santana, Mari Fernandez e Henry Freitas, além das bandas locais ‘Reis das Marcantes’ e Super Pop, que conduziram o público madrugada adentro, durante a festividade. 

Multidão compareceu ao evento. Foto: Marcelo Lelis/Ag. Pará

“Em todos os meus anos morando em Belém, nunca participei de um evento tão grandioso assim. Aqui eu realmente vi uma oportunidade para aproveitar o que há de melhor na nossa região, sempre com segurança, muita música e dança”, conta Mayke Antonucci, técnico em segurança do trabalho. 

São João da Amazônia

De acordo com o secretário de Estado de Cultura, Bruno Chagas, “o objetivo do festival é fomentar a economia criativa paraense, o turismo, bem como reforçar a importância da preservação do bioma Amazônico e promover as tradições culturais de Belém do Pará”, relata. 

O titular da Secult acrescentou, em seguida: “Durante esses quatro dias de programação, vamos incentivar o que temos de mais valoroso, a cultura popular do Estado, para um grande número de pessoas que vão assistir aos shows gratuitos e prestigiar, conhecer e consumir produtos, também, de pequenos empreendimentos locais”. 

E para confirmar que o Pará já faz parte da rota dos maiores arraiás juninos, há também quem veio de outros municípios. “Eu vim de Capanema com a minha mãe. Estou muito ansiosa para ver o Henry Freitas, sou fã dele há muitos anos e vai ser a primeira vez que irei ao show. Acho que o evento vai ser maravilhoso porque a gente vai ver artistas incríveis, e de forma gratuita, para que todo mundo possa participar e conhecer o verdadeiro São João do Pará”, diz Melina Ribeiro, farmacêutica. 

Opinião que o cantor Henry Lima compartilha. “Gosto muito de fazer show nesta parte do Brasil, vocês são calorosos demais e eu tenho um carinho muito especial pelo Pará inteiro. Participar hoje desse momento tão festivo e importante para a cultura é muito especial. Só tenho a agradecer pelas várias pessoas que estão lá fora, então prometo manter viva esta tradição de São João e garantir muita música e diversão”, esclarece. 

Houve ainda apresentação de quadrilhas. Foto: Antonio Melo

Mas se engana quem acha que a tradição não prevaleceu na festividade. Como manda o roteiro junino, as quadrilhas locais, com seus trajes coloridos e coreografias elaboradas, marcaram presença na festividade e encantaram o público com apresentações que resgatam e celebram a alegria das festas juninas.

“Não tem como, é uma verdadeira honra sermos os primeiros a se apresentar no evento que promete revolucionar o estado. Já temos quatro anos de história, e para todas as apresentações, sempre entramos com o objetivo de mostrar que o legado de São João existe e é através da dança”, conta Emerson Moraes, diretor da quadrilha Amor de um Mensageiro.

Para quem prestigiou o espetáculo, o momento foi oportuno para relembrar da infância e se encantar, novamente, com as apresentações. “Ver eles dançando ali é reviver a minha infância. No momento em que eu olho para os dançarinos, eu me imagino pertencente à festividade, e cantar as músicas então… Essa sempre vai ser a minha maior paixão. Junho é de São João!”, afirma Marília Guimarães, médica veterinária.

PROGRAMAÇÃO DA SEXTA

14 de junho: Wesley Safadão, Hugo e Guilherme e Matheus Fernandes, Fruto Sensual e Crocodilo. Quadrilhas Mocidade Junina e Sedução Ranchista